A falência de montadora rival da Chevrolet e terror para a dona da Fiat
A falência de montadora rival da Chevrolet em país, gerando terror com carro amado no Brasil e também para a dona da Fiat e pegando todos os motoristas de surpresa com a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado de carros é um dos mais disputados do mundo inteiro, por conta da grande quantidade de fabricantes e os inúmeros modelos, por conta disso as empresas estão sempre se arriscando com novidades, mas nem sempre é uma aposta certa.
De acordo com o portal ‘Automotive Business’, o mês de outubro de 2022 ficou marcado pela falência da montadora que surgiu com a joint venture entre Stellantis e Guangzhou Automobile Group (GAC), grande rival da Chevrolet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova fabricante estava sendo responsável pela produção dos Jeep, na China, um dos modelos queridinhos do Brasil, ms que acabou tendo um grande prejuízo no primeiro semestre daquele ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, no país asiático, o volume de vendas caíram em 50% em 2021, quando comparado ao ano de 2020 e em 2022, haviam sido emplacados menos de 2 mil veículos, como o Cherokee e o Jeep Compass.
A Stellantis é dona de grandes marcas de carros, como a Fiat, mas de acordo com o ex-executivo da Chrysler, Bill Russo, o Jeep não conseguiu se adaptar nas mudanças que aconteceram no mercado da China.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O empreendimento tinha como ser bem sucedido em um mercado que abraçou veículos utilitários esportivos, mas você não pode executar um modelo de negócios dos anos 1980 quando o século 21 chegou”, disse ele.
É importante ressaltar que tanto a Stellantis , quanto a Guangzhou Automobile Group (GAC), seguem as suas atividades normalmente até os dias de hoje e apenas a join venture entre as duas que não conseguiu seguir e acabou indo à falência.
Quando a Fiat foi fundada?
A Fiat, uma das principais montadoras da história, foi fundada no dia 11 de julho de 1899, em Turim, na Itália.