ADEUS

Pedido de falência: Rival da Americanas fecha todas as lojas e situação ainda mais aterrorizante é confirmada

22/09/2023 às 18h35

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Rival da Americanas passa por terrível crise (Foto: Freepik/Divulgação)

A Saraiva, rival da Americanas no mercado do varejo, acaba de enfrentar mais uma grande crise interna; entenda

Rival da Americanas no segmento de varejo, a Livraria Saraiva enfrenta um dos piores momentos de sua história. Atualmente, um juiz analisa o pedido de falência da empresa, em meio a dívidas com credores e ex-empregados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Valor Econômico, há alguns pedidos de falência da empresa junto ao juiz do caso, Paulo de Oliveira Filho, que serão julgados na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital.

Existe um conflito na alta cúpula e a falta de controle da família Saraiva sobre a livraria. Houve também atrasos nos pagamentos do acordo da recuperação judicial. Nos últimos dias, a empresa fechou cinco lojas e demitiu os funcionários restantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saraiva passa por crise financeira há anos (Foto: Wikimedia Commons/Wikipedia)

Saraiva passa por crise financeira há anos (Foto: Wikimedia Commons/Wikipedia)

DÍVIDA COM CREDOR

O pedido de falência partiu de um credor extraconcursal, o fornecedor Websoul Tecnologia da Informação Ltda., em maio. A dívida seria de R$ 241 mil e a falta de pagamento à empresa, por ela não estar no plano de recuperação, pode acarretar em uma decretação de falência.

O QUE ACONTECEU COM A SARAIVA?

A Livraria Saraiva fechou todas as lojas físicas e manterá apenas o e-commerce. A notícia veio à tona na última quinta-feira (21), de acordo com o PublishNews. A empresa teve uma Assembleia Geral Especial de Preferencialistas (Agesp) agendada para hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afetada pela pandemia, a rival da Americanas fechou 20 lojas em outubro de 2020. Desde então, existe uma luta para evitar a falência. Naquele momento, a dívida era de R$ 674 milhões, segundo a CNN Brasil.

Nesta semana, alguns conselheiros renunciaram e fizeram acusações contra os controladores da empresa, em carta para Olga Maria Barbosa Saraiva, presidente do Conselho de Administração. A partir disso, uma nova crise explodiu na varejista.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unidade da Saraiva (Foto: Reprodução / Internet)

Saraiva fechou todas as lojas atualmente (Foto: Reprodução/Twitter)

Livraria Saraiva
Saraiva

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.