Rival da Honda sucumbiu a crise e acabou chocando os clientes
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações leva ao fim de uma grande empresa. Dessa vez, falaremos a respeito de uma rival da Honda que surpreendentemente acabou declarando falência pela segunda vez. A notícia causou um grande impacto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a situação complicada enfrentada pela Arc Motorcycles, marca famosa de motos luxuosas. Em maio de 2024, o dono da empresa soltou uma série de declarações na mídia falando sobre o momento difícil que vem passando a rival da Honda.
De acordo com informações do portal Moto Mais, a marca de luxo apresentou há pouco tempo o seu modelo Vector, que definiram como a moto mais avançada do mundo. Aliás, o veículo é um dos mais caros do mercado e você pode levar um exemplar para casa gastando cerca de 100 mil euros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O preço acabou sendo um fator determinante para decretar o fim da empresa. “Quando se vendem muito poucas unidades de produtos personalizados muito caros, bastam algumas pessoas falharem a compra para ficarmos numa posição difícil”, disse Mark Truman, fundador e dono da Arc Motorcycles.
“Tudo ia muito bem mas os problemas de distribuição nos EUA afetaram os nossos rendimentos e obrigaram-nos a procurar investimento. Fizemos todo o possível para evitar esta situação. Até ao último dia, a minha esposa e eu tiramos dinheiro do bolso, mesmo sabendo que não iríamos recuperá-lo”, disse ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O processo foi horrível, brutal, principalmente na segunda vez, porque você promete a si mesmo que nunca mais passará por algo assim. Tem sido muito difícil, não desejaria isso ao meu pior inimigo”, confessou Mark Truman. Vale lembrar que a A Arc V Ltd existe desde 2020, mas a história do projeto começou em 2017.
Antes disso, havia a Arc Vehicle Ltd, que começou no início de 2017, mas teve a falência decretada em setembro de 2019. Truman comprou de volta os ativos para manter o projeto vivo, entretanto, a estratégia não deu certo e a venda de motos luxuosas da marca rival da Honda novamente se tornou um grande fracasso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornal da Globo confirma falência de time de futebol após calote de R$ 552M e adeus de jogadores
● 8BI e falência devastadora: Banco tão popular quanto Nubank tem fim decretado pelo Banco Central
● R$253M e portas lacradas: Montadora tão popular quanto Chevrolet tem falência decretada e se desfaz de carros por mixaria
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE