Rival da Toyota no ramo de sustentáveis, montadora entrou em falência e promoveu demissão em massa entre funcionários
Uma montadora que tinha um grande papel no segmento dos carros elétricos e sustentáveis acabou pedindo falência. A empresa é rival da Toyota, que também foca em produzir modelos com essas especificações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lightyear, da Holanda, entrou com o pedido de falência no tribunal holandês, em fevereiro de 2023. A situação da empresa chegou a esse ponto após as baixas vendas de seu principal modelo, o Lightyear 0, movido a energia solar.
De acordo com o Uol, a marca produzia carros desde 2013 e pesava nos custos para ser uma das mais sustentáveis do mundo. O seu carro-chefe, inclusive, custava nada menos que US$ 250 mil, ou seja, mais de R$ 1 milhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Lightyear 0 é muito tecnológico. É possível passar meses sem carregar suas baterias, além de ser possível recuperar 10 quilômetros por hora através da energia solar.
Mesmo com a medida drástica de falência, a empresa anunciou um modelo um pouco mais barato alguns dias antes do anúncio. O Lightyear deveria ser um modelo com valor mais baixo que o automóvel milionário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DEMISSÕES
Ainda assim, a empresa demitiu 600 trabalhadores. “A Lightyear lamenta ter que fazer este anúncio para todos os funcionários, clientes, investidores e fornecedores e trabalhará em estreita colaboração com o curador e todas as pessoas envolvidas e espera sua compreensão e apoio”, disse a empresa em comunicado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE ACONTECEU COM A LIGHTYEAR?
A notícia mais recente da montadora rival da Toyota se deu nesta semana, quando a empresa interrompeu a produção do carro movido a energia solar, se acordo com a Silicon Canals.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, a empresa focará na produção de tetos solares para outros carros através de sua subsidiária, a Lightyear Layers.