Time de futebol teve fim devastador
O fim devastador time de futebol gigante da série A após 4 títulos nacionais.
Apesar de um clube de futebol ser conhecido por muitos como uma empresa rentável, principalmente pelo valor de mercado de diversos jogadores, nem tudo são flores para algum times.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, uma má administração pode colocar tudo a perder e nessa matéria falaremos a respeito de um time da série A que por muito pouco não viveu o terror da falência.
Ocorre que um gigante clube brasileiro da série A teve que dar adeus nas competições, fechando as portas após anos.
Estamos falando do encerramento do Vilhenense Esportivo Clube. Através de nota oficial nas redes sociais, ele comunicou o encerramento das atividades esportivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Globo Esporte, a equipe de futebol saiu de cena em outubro do ano passado, após 6 anos de história.
EMITIU COMUNICADO OFICIAL?
Vale destacar que a equipe estava cotada para disputar a Série A 2024 do estado de Rondônia e teve 4 título nacionais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outubro de 2023, a diretoria do time de futebol emitiu um comunicado oficial, onde confirmou o encerramento de suas atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O clube decretou a falência por causa da falta de investimentos e emitiu um comunicado triste para os fãs de futebol.
“Buscando fazer o melhor pela sociedade Vilhenense, e buscando ser um diferencial no futebol do estado, com muito trabalho de todas as partes, presidência, diretoria, comissões técnicas, atletas, torcedores e demais que tiveram uma contribuição para o bom andamento do clube ao longo desse tempo, sentimos que chegou o momento de encerrar”, declararam na época.
“A falta de apoio público e privado em todos os âmbitos, aliado ao fardo é cansaço, conduzido pelo presidente Waldir Kurtz durante todo esse período, nos levam a tomar essa difícil decisão. Esse é mais um ciclo que se encerra, e com ele a sensação de dever cumprido, de que todos nós fizemos o melhor, e para tanto uma palavra nos consola diante dessa decisão! Gratidão a todos que nos ajudaram a construir essa história chamada Vilhenense Esportivo Clube”, concluiu o time de futebol da série A.
QUAL FOI A TRAJETÓRIA DO TIME DE FUTEBOL?
- O Vilhenense foi fundado em 10 de outubro 2017 pelo empresário Waldir Kurtz. No ano seguinte, disputou o Campeonato Rondoniense e se classificando em 4º lugar.
- Mesmo com a curta duração, o time chegou a ser campeão de algumas competições em várias categorias.
- No ano de 2019, por exemplo, o Vilhenense se tornou campeão da Série A do campeonato estadual de Rondônia.
- Engana-se quem pensa que para por aí. Em 2020 o clube conseguiu uma vaga na Série D do Brasileirão e também na Copa do Brasil.
- Ainda de acordo com o portal da Globo, a equipe foi desclassificada na primeira fase da Copa do Brasil e desistiu de disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano.
- Já em 2022, eles retornaram com a disputa da segunda divisão do Campeonato Rondoniense, onde também se sagraram campeões. Porém, o destino preparou um triste fim para a equipe.
QUAL TIME DE FUTEBOL MAIS GANHOU O BRASILEIRÃO?
O clube de futebol que mais venceu o Campeonato Brasileiro é o Palmeiras, com um total de 12 títulos de acordo com o portal UOL Esportes.
Essas conquistas ocorreram nos anos de 1960, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023.
Porém, após o Palmeiras, os clubes que seguem com mais títulos são Santos e Flamengo, ambos com 8 conquistas.
O Santos triunfou em 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004, enquanto o Flamengo se destacou em 1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e 2020.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O futebol é marcado por uma grande movimentação em dinheiro. O dirigentes responsáveis pelos clubes são encarregados de investir em contratações, vendas, parcerias e diversos outras questões que façam o time crescer financeiramente.
No entanto, quando o controle dessas situações acabam não acontecendo de forma adequada, a equipe cai e chega ao ponto de decretar falência.
Foi o caso do Vilhenense Esportivo Clube, que comunicou o encerramento de suas atividades no ano passado. Endividado e sem patrocínio, o clube teve que dar adeus.