Após uma escalada de sucesso, famoso time de futebol é atingindo em cheio com falência e dívida bilionária
Com uma dívida colossal de 300 bilhões e falência definida, um dos maiores times de futebol do mundo enfrenta uma crise sem precedentes.
A situação financeira desastrosa levou o clube a pedir socorro, numa tentativa desesperada de evitar o colapso total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O poderoso Guangzhou Football Club, outrora a força dominante do futebol chinês, vive um momento de profunda crise.
De acordo com o portal Trivela, a falência da Evergrande Real Estate Group, antiga patrocinadora majoritária do clube, arrastou o Guangzhou para a segunda divisão do futebol chinês, encerrando uma era de ouro marcada por títulos e glórias.
Aquisição pela Evergrande em 2008 marcou o início de uma nova era para o Guangzhou. Investimentos milionários atraíram estrelas internacionais como Robinho, Paulinho e Conca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clube conquistou oito títulos consecutivos da Superliga Chinesa entre 2011 e 2018. Se tornaram Bicampeão da Liga dos Campeões da Ásia (2015 e 2017). Com isso o Evergrande tornou-se um dos clubes mais ricos e renomados da Ásia.
Crise e queda
Segundo o UOL, crise no setor imobiliário chinês atingiu em cheio a Evergrande. O acúmulo de dívidas bilionárias forçou reestruturação e venda de ativos. Por esse motivo, o patrocínio ao Guangzhou foi suspenso, levando o clube a buscar novos parceiros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Augusto Melo em êxtase: Corinthians ganha +1 reforço e crava reviravolta pra assinar com Pogba em 2025
● Craque de R$ 17,3M e +1 joia do São Paulo: Ceni manda buscar e Bahia crava 2 reforços de peso em 2025
● R$154M: Bap crava sobre rasteira no Palmeiras e retorno triunfal de Andreas Pereira no Flamengo em 2025
Dificuldades financeiras impactaram o elenco e a estrutura do clube, então o rebaixamento para a segunda divisão chinesa em 2023 foi inevitável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No momento o Guangzhou busca novos investidores para se reerguer. O clube tenta manter jogadores importantes e comissão técnica qualificada.
Pedido de ajuda
No dia 29 de janeiro de 2024, quando a Evergrande foi liquidada, o Guangzhou FC (nome do clube desde 2021) publicou uma nota nas redes sociais para anunciar que conseguiu obter a licença para jogar a China League One, a segunda divisão do país.
Na mensagem, o clube detalhou a crise financeira sofrida nos últimos anos e como conseguiu, pela união, ter renda para continuar.
“O Guangzhou FC obtém hoje licença de entrada em ligas profissionais na temporada de 2024 e confirma que continuará participando da China League One este ano. Afetado pela pandemia e outros motivos, o clube tem enfrentado enormes desafios de sobrevivência e operações, mas nos unimos para nos salvar e obter renda para alcançar um equilíbrio apertado. Nós agradecemos sinceramente aos atuais e ex-técnicos, jogadores e funcionários, e torcedores de todo o país e do mundo, bem como aos patrocinadores, clubes, amigos e a todos que se preocupam conosco. O clube continua empenhado em defender a história de glória do futebol de Guangzhou, em resolver a crise financeira de forma constante e em manter a nossa contribuição para o futebol chinês. Vejo vocês no estádio em breve.” Publicou o Guangzhou FC em sua conta oficial no Facebook.
Qual time brasileiro tem mais Copa do Brasil?
O time brasileiro que ostenta o título de maior campeão da Copa do Brasil é o Cruzeiro Esporte Clube, com seis taças levantadas ao longo da história da competição: 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018.