Banco gigante decreta falência após dívidas
Na noite desta sexta-feira (16), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o triste dia em que um banco gigante fechou as portas após uma grande dívida e ter falência decretada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando do Banco Santos, que no caso, foi fundado no final da década de 1980, e no final de 2005, teve sua falência decretada, após deixar um rombo bilionário como dívida, afinal, a dívida é de 2 bilhões de reais.
Vale destacar que o processo de falência do Banco Santos começou no dia 12 de novembro de 2004, quando o estabelecimento decretou a intervenção da Instituição financeira, ou seja, um ano antes de realmente falir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem decretou a falência da instituição financeira foi o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, da 2° Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. Inclusive, outras empresas ligadas ao Banco também faliram, como: Santos Seguradora, Santos Companhia de Valores e Valor Capitalização.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Na época, todas as empresas estavam sendo acusada de envolvimento em irregularidades que teriam levado a quebra da Instituição Financeira. Inclusive, na ocasião, o pedido foi feito pela própria empresa falida do Banco Santos, como objetivo de encerrar o processo e apresentar aos credores um maior ressarcimento.
O QUE ACONTECE COM OS CLIENTES SE O BANCO FALIR?
Para quem não sabe, se uma instituição financeira falir, você tanto pode receber a quantia em sua conta, quanto ter um grande prejuízo. Tudo depende do quanto você tem em sua conta.
Isso porque os bancos são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, que no caso, todo banco é obrigado a ter, sendo assim, sua conta tem proteção.
O problema, é que essa proteção é limitada em 250 mil reais por CPF.