CONFIRA

Falência e crise: O triste dia em que rival gigante da Americanas não suportou e acabou dando adeus

13/06/2023 às 20h05

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
Lojas Americanas (Foto: Reprodução/ Internet)

Relembre o dia em que empresa faliu após crise

Na tarde desta terça-feira (13), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que uma das rivais da lojas Americanas acabou fechando suas portas após passar por uma crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando das lojas Brasileiras, que no caso, eram uma rede de lojas de departamento, assim como a Lojas Americanas. A empresa surgiu nos anos de 1944, 15 anos após a rival. Inclusive, a rede empregava cerca de 6 mil pessoas e tinha em torno de 63 unidades espalhadas por 20 estados do Brasil.

Mas, no ano de 1999, a rede encerrou suas atividades por causa de uma dívida de cerca de 100 milhões de reais. Afinal, os problemas de gestão que a empresa estava tendo desde 1990 se agravaram, segundo informações de Claudio Felisoni, que era presidente do Ibevar, que no caso, é o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas Brasileiras (Foto: Reprodução/ Internet)

Lojas Brasileiras (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Vale ressaltar que na época, as Lojas Brasileiras não foram as únicas afetadas com essa mudança na economia brasileira, afinal, muitas empresas também chegaram ao fim, encerraram suas atividades e decretaram falência, como a Arapuã, Casa Centro, Ultralar, Mappin, Mesbla e muitas outras.

“As empresas de varejo encobriram a má administração repassando esses efeitos nos preços. Esse foi o motivo pelo qual diversas redes fecharam nesse período”, disse Claudio Felisoni, presidente do Ibevar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas Americanas em shopping (Foto: Reprodução/ Internet)

Lojas Americanas (Foto: Reprodução/ Internet)

ONDE SURGIU A RIVALIDADE ENTRE AS DUAS?

Como dito acima, as lojas Brasileiras foram fundadas 15 anos depois das Lojas Americanas, e a rivalidade começou pela escolha do nome.

A estratégia de vendas foi fortemente influenciada pela concorrente. E as duas empresas concorriam em mercado e disputavam o mesmo público, afinal, vendiam as mesmas coisas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, era muito comum, na época, as pessoas encontrarem unidades das lojas Brasileiras bem próximas às lojas Americanas.

Lojas Brasileiras (Foto: Reprodução/ Internet)

Lojas Brasileiras (Foto: Reprodução/ Internet)

Americanas
Brasileiras
crise
falência

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.