Relembre o dia em que empresa faliu após crise
Na tarde desta terça-feira (13), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que uma das rivais da lojas Americanas acabou fechando suas portas após passar por uma crise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando das lojas Brasileiras, que no caso, eram uma rede de lojas de departamento, assim como a Lojas Americanas. A empresa surgiu nos anos de 1944, 15 anos após a rival. Inclusive, a rede empregava cerca de 6 mil pessoas e tinha em torno de 63 unidades espalhadas por 20 estados do Brasil.
Mas, no ano de 1999, a rede encerrou suas atividades por causa de uma dívida de cerca de 100 milhões de reais. Afinal, os problemas de gestão que a empresa estava tendo desde 1990 se agravaram, segundo informações de Claudio Felisoni, que era presidente do Ibevar, que no caso, é o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Vale ressaltar que na época, as Lojas Brasileiras não foram as únicas afetadas com essa mudança na economia brasileira, afinal, muitas empresas também chegaram ao fim, encerraram suas atividades e decretaram falência, como a Arapuã, Casa Centro, Ultralar, Mappin, Mesbla e muitas outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As empresas de varejo encobriram a má administração repassando esses efeitos nos preços. Esse foi o motivo pelo qual diversas redes fecharam nesse período”, disse Claudio Felisoni, presidente do Ibevar.
ONDE SURGIU A RIVALIDADE ENTRE AS DUAS?
Como dito acima, as lojas Brasileiras foram fundadas 15 anos depois das Lojas Americanas, e a rivalidade começou pela escolha do nome.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estratégia de vendas foi fortemente influenciada pela concorrente. E as duas empresas concorriam em mercado e disputavam o mesmo público, afinal, vendiam as mesmas coisas.
Inclusive, era muito comum, na época, as pessoas encontrarem unidades das lojas Brasileiras bem próximas às lojas Americanas.