Adeus definitivo

Falência decretada: O fim de uma das maiores redes varejistas após dívida milionária e adeus em shoppings

A falência de uma gigante do varejo (Reprodução: Montagem TV Foco)

A falência de uma gigante do varejo (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das marcas mais amadas pelos brasileiros teve uma triste falência por conta de uma dívida superior aos R$600 milhões

Uma marca gigante e muito conhecida pelos brasileiros teve suas atividades encerradas por conta de acúmulo nas dívidas. Sua falência fez com que milhares de pessoas dessem adeus a ela dos shoppings e fique apenas na memória.

Nos últimos anos, diversas marcas estão encarando uma forte crise financeira, que se intensificou com a chegada da pandemia da Covid-19. Portanto, algumas delas não resistiram e tiveram que encerrar suas atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Saraiva já foi a maior rede de livraria do Brasil. Surgiu no dia 13 de dezembro de 1914, em São Paulo e por conta de todo seu sucesso, estava presente na maioria dos shoppings espalhados pelo país, principalmente na cidade paulista.

Saraiva tinha mais de 100 anos de história (Reprodução: Saraiva/Divulgação)

Porém, mesmo com mais de 100 anos de história, passou a enfrentar crises financeiras. De acordo com o portal ‘G1’, entrou com o pedido de recuperação judicial em 2018. Isso aconteceu após não conseguir um acordo com os fornecedores, para a negociação dos débitos.

Ainda segundo o portal da Globo, na época, a empresa estava com uma dívida na casa dos 675 milhões de reais. Com o passar dos anos o problema não foi amenizando, pelo contrário, parecia ainda pior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedido de autofalência

De acordo com o ‘G1’, no dia 6 de outubro de 2023, a 2° Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital decretou a falência da Saraiva. O pedido foi pela própria empresa, em razão das dívidas que, mesmo após 5 anos, não diminuíram.

A rede teve que sair de todos os shoppings que se encontrava (Reprodução: Internet)

A decisão foi do juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, que reconheceu o descumprimento do plano de recuperação judicial e assim determinou a suspensão das ações contra a falida.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Embora formulado o pedido de autofalência, com a alegada apresentação de documentos exigidos, já há notícia de descumprimento do plano, o que determina, independentemente da vontade das devedoras, a convolação da recuperação em falência”, destacou o juiz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A rede foi à falência em outubro de 2023 (Reprodução: Internet)

Quantas livrarias a Saraiva tinha no Brasil?

Antes de sua falência, a Saraiva chegou a ser a marca do ramo de maior expressão e no Brasil contava com mais de 100 lojas espalhadas. A sua grande maioria ficava espalhadas pelos shoppings de São Paulo.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile