Falência!

ADEUS e falência devastadora: Varejista tão popular quanto Magalu tem 120 lojas lacradas após 45 anos

08/11/2024 às 10h15

Por: Luiza Lefundes
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Rival da Magalu, empresa do setor de móveis tem falência decretada (Foto: Internet)

Supermercado decreta falência devastadora, após mais de anos de operação, ilustrando os desafios e riscos enfrentados por empresas do setor varejista.

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Portanto, estamos falando da falência do Supermercado Arapuã que decorreu de uma combinação de fatores críticos, incluindo má administração financeira e dívidas crescentes.

Apesar de ser tão conhecida como a varejista Magalu, a situação financeira da companhia começou a se deteriorar em 1998 e acabou fechando as portas com dívida de R$1 bilhão.

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Em contraste, o Magazine Luiza exemplifica um modelo de gestão mais robusto e adaptado ao cenário competitivo.

Desse modo, confira os fatores cruciais para a queda do império Soares de acordo com as informações do portal Wikipédia.

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A rede Arapuã (Foto: Reprodução – Veja SP)

Falência do Supermercado Arapuã

Fundada em 1957, a empresa era muito amada entre os consumidores, inclusive, durante a década de 80, era líder nacional nas vendas de seu segmento.

A rede comercializava essencialmente eletroeletrônicos e produtos diversificados, como móveis e utensílios para o lar, e em sua época de ascensão, chegou a ter 265 unidades.

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Inclusive, na mesma época, a empresa resolveu se concentrar em suas vendas de eletroeletrônicos, e fechou 120 lojas, reduzindo a linha de produtos de 7.500 para 700 itens.

Além disso, em outubro de 1995 abriu seu capital, passando a ter ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo e Nova York.

No entanto, logo em 1998, a marca abriu concordata e passou a diversificar os produtos, vendendo novamente móveis, utensílios e até a brinquedos numa tentativa de reverter o baixo desempenho das vendas.

Dessa maneira, em junho daquele mesmo ano, influenciada pela crise da Ásia, o governo brasileiro provocou o aumento dos juros o que prejudicou as vendas a prazo e o aumento da inadimplência.

Com isso, a varejista optou por um plano de recuperação para evitar a falência, porém, em 2002 com uma dívida de R$1 bilhão, fechou as lojas e demitiu funcionários.

Sendo assim, em julho daquele mesmo ano, a Justiça determinou em primeira instância decretar a falência da Arapuã por descumprimento da concordata. Entretanto, a empresa conseguiu reverter a decisão em segunda instância.

Porém, mesmo batalhando para sair da crise em uma nova decisão em 2020, o STJ determinou que o resultado do julgamento do TJ-SP foi ilegal porque a empresa havia descumprido a concordata e já tinha a falência decretada.

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Lojas Arapuã (Foto: Reprodução / Paulo Rubens Fonseca)

Quais são as maiores varejistas do Brasil?

As maiores empresas do varejo no Brasil são:

  • Carrefour: Faturamento de R$ 115,4 bilhões em 2023 
  • Assaí: Faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023 
  • Magazine Luiza: Faturamento de R$ 45,6 bilhões em 2023 
  • Grupo Casas Bahia: Faturamento de R$ 36,9 bilhões em 2023 
  • Via Varejo: A maior rede de varejo de eletrodomésticos e móveis do Brasil 
  • Lojas Renner: Especializada em moda e lifestyle do Brasil 

A lista das 120 empresas com melhor faturamento no setor é divulgada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). Contudo, confira as demais novidades do setor varejista com o TV Foco!

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Magazine Luiza é uma das principais varejistas do país (Reprodução: Magalu)

Conclusões finais

Concluindo, a falência do Supermercado Arapuã ilustra os riscos que cercam o setor varejista e reforça a importância de uma gestão financeira robusta e adaptável às crises econômicas.

A empresa, que já foi líder de mercado e querida pelos consumidores, não conseguiu se sustentar diante de dívidas crescentes e decisões estratégicas mal planejadas.

Tentativas de diversificação e recuperação judicial foram insuficientes para reverter o declínio, agravado pela crise asiática e pelo aumento das taxas de juros no Brasil.

Em contraste, a trajetória da Magalu destaca a relevância de uma administração voltada para a inovação e a resiliência financeira.

Esse caso sublinha que, no ambiente dinâmico do varejo, uma adaptação constante às mudanças do mercado é crucial para evitar o colapso.

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Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

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