CHOCANTE

Escândalo milionário, plano para decretar falência e venda à rival: O fim decadente de emissora de TV

12/12/2023 às 12h18

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Emissora decretou falência (Foto: Reprodução/TV Globo/Freepik)

Emissora de TV passou por diversas dificuldades financeiras e foi comprada por rival após escândalo e falência

Uma das emissoras que tinham mais chances de explodir em audiência nos anos 1990 acabou decretando falência. A empresa se envolveu em uma infinidade de dívidas, e atualmente suas instalações fazem parte das aquisições da Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O canal tinha alguns nomes importantes em seu time de profissionais. Milton Neves, por exemplo, era o principal narrador, entretanto, com os escândalos financeiros, os funcionários precisaram buscar novos horizontes.

A TV Jovem Pan foi uma emissora de Antônio Augusto Amaral de Carvalho (conhecido como Tuta) em parceria com João Carlos Di Genio e Fernando Vieira de Mello. Criada em 1991, a empresa surgiu muito antes da Jovem Pan News incomodar a GloboNews no circuito fechado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tal emissora tinha foco em exibir conteúdos jornalísticos, documentários e transmissões esportivas. Os brasileiros se encantaram com a programação que se inspirava na CNN americana.

De acordo com o Jornal do Brasil e com o Centro de Pesquisas de Corrupções, em 1992, Tuta começou a acusar os sócios de superfaturarem a emissora. As brigas entre os três começaram a ficar intensas nos bastidores, o que acabou atrapalhando os negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No fim daquele ano, a TV Jovem Pan explodiu com um problema: a empresa não tinha um gerador de receita para pagar dívidas. Para evitar maiores problemas, Tuta e Hamilton decidiram pela dissolução do canal.

Milton Neves foi principal narrador da TV Jovem Pan (Foto: Reprodução/YouTube)

Milton Neves foi principal narrador da TV Jovem Pan (Foto: Reprodução/YouTube)

CPI

Di Gênio, no entanto, alegava que dava para tocar o negócio. Todavia, no ano seguinte, se instaurou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades na empresa.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CPI deu conta de desvios de verbas e até mesmo um superfaturamento de US$ 5 milhões. O pior caso surgiu quando houve ligações entre Hamilton e o esquema escandaloso de PC Farias na época.

Com a polêmica, a TV Jovem Pan se desgastou e Tuta foi retirado da sociedade. O empresário perdeu as cotas e receberia o valor do capital social quando a emissora pudesse pagar. 

Hamilton, por sua vez, tinha o plano de declarar falência para fazer as ações caírem. Então, ele compraria essas ações para ter mais poder sobre os rumos da programação. 

Por fim, a CPI chegou à conclusão de que houve sonegação fiscal, enriquecimento ilícito por parte de Hamilton e Tuta, além de dívidas com o FGTS e o INSS.

QUAL EMISSORA OCUPA ESTÚDIOS DA TV JOVEM PAN?

A Record comprou os estúdios da TV Jovem Pan na Barra Funda e até hoje ocupa as instalações com a sua sede.

Estúdios da emissora na Barra Funda (Foto: Edu Moraes/Record)

Estúdios da emissora na Barra Funda (Foto: Edu Moraes/Record)

Destaque
emissora falência
falência
Tuta
TV Jovem Pan

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.