Falência à vista: Rival gigante da Boticário quebra, fecha mais 30 lojas e acaba de confirmar adeus em país

Rival de “O Boticário” enfrenta cenário conturbado e acaba de confirmar o seu adeus em país
E uma rival gigantesca de “O Boticário”, voltada também para àqueles que amam o setor da beleza, atravessa um dos seus piores momentos (em meio à cenário cada vez mais mais conturbado) e acaba de confirmar o seu adeus em país.
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Estamos falando da gigante The Body Shop, que foi fundada ainda em 1976, comprada pela Natura* no ano de 2020 e vendida, ainda em novembro de 2023, para a gestora de private equity, Aurellius, por R$262 milhões
(Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui*)
Apesar das últimas movimentações, envolvendo as gigantes citadas acima, a The Body Shop não anda nos seus momentos mais gloriosos.
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The Body Shop (Reprodução/Internet)
Fechamentos em massa
De acordo com o portal Valor Econômico, ainda em fevereiro de 2024, a The Body Shop iniciou o processo do fechamento de 100 unidades de suas lojas, e de uma só vez, o que representou quase a metade de suas 198 lojas ativas.
Em meio a isso, ela ainda executou a demissão em massa de mais de 300 funcionários em sua sede, no Reino Unido, conforme publicado pela agência Bloomberg.
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Agora, conforme publicado pela CNN, a The Body Shop encerrou todas as suas operações com sede nos Estados Unidos e também deverá fechar dezenas de lojas no Canadá, assim como no Reino Unido, enquanto enfrenta um processo de recuperação judicial.

The Body Shop encerra operações nos Estados Unidos e iniciou a temporada de liquidações de forma imediata no Canadá (Foto Reprodução/Minuto Mais)
Com uma possível falência à vista, a The Body Shop comunicou à imprensa, no início de março, que a sua subsidiária nos EUA não está estará mais ativa, confirmando assim a sua despedida no país.
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Ela ainda frisou que as 33 das suas 105 lojas no Canadá darão início à temporada de liquidação de forma imediata.
Fora isso, até mesmo as vendas online, que abrangem o Canadá, irão parar. Porém, até o momento, os pontos canadenses ainda permanecem de portas abertas.
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Mas por que a The Body Shop está em queda?
Ainda de acordo com o portal CNN, essa situação se agravou após uma elevada inflação dos últimos anos.
Situação essa que prejudicou os retalhistas tradicionais, especialmente aqueles como a The Body Shop, uma vez que sua operação se concentra em centros comerciais com foco em público da classe média.
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Vale destacar que os últimos anos foram os mais conturbados para a marca …
Em um relatório exposto no primeiro semestre de 2023, a sua até então detentora, Natura, que aliás é uma das maiores rivais de “O Boticário” no Brasil, observou que a The Body Shop estava enfrentando uma tormenta e cada vez mais afastada de uma estabilidade.
Ela ainda apresentou um declínio anual de 13,5%, iniciado em 2022, quando a empresa alegou “estar longe de ser fácil” para a marca.

The Body Shop foi vendida pela Natura para o Aurelius por cerca de 266 milhões de dólares (Foto: Reprodução/Natura Brasil)
Os canais diretos ao consumidor, cujos quais estavam se beneficiando durante a pandemia, regressaram a níveis pré-pandemia mais normalizados, o que gerou ainda mais impactos sob os números de vendas, conforme declarado na época pela Natura.
Conforme mencionamos no começo do texto, a The Body Shop foi vendida ao grupo de gestão de ativos Aurelius por cerca de US$ 266 milhões.
A Body Shop, que foi fundada ainda em 1976 pela empresária e ativista de direitos humanos Anita Roddick, iniciou como uma pequena loja em Brighton, no sul da Inglaterra, e é famosa por não testar seus produtos em animais.

Vale destacar que a Aurelius, atual detentora da The Body Shop, na época da compra, se apresentou como especialista em transações complexas e anteriormente já havia adquirido a Footasylum, da JD Sports Fashion, e a LSG Group da Deutsche Lufthansa.
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Autor(a):
Lennita Lee
Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.