Famosa companhia aérea brasileira teve suas atividades encerradas após não suportar cenário adverso
O ano era 2001, quando uma famosa companhia aérea brasileira, teve suas atividades encerradas após não suportar um período conturbado, ficando sem dinheiro até mesmo para abastecer as aeronaves.
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Breve história
Estamos falando da Transbrasil, que começou a sua história em 1955, com o nome Sadia Transportes Aéreos, fundada por Omar Fontana, filho do fundador do frigorífico Sadia,
Segundo o portal Exame, a empresa começou no ramo de transporte de carne fresca, que partia de Santa Catarina para São Paulo e fez um enorme sucesso na época.
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Devido a isso, no ano de 1961, a Sadia Transportes Aéreos comprou a Transportes Aéreos Salvador, o que ampliou a sua participação no mercado aéreo nacional.
Foi em 1973 que a empresa adotou o nome de Transbrasil e desde então, com o perdão do trocadilho, decolou no mercado
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Tanto que a empresa estava conseguindo se consolidar como uma das mais importantes do país, mas tudo começou a mudar na década de 80.
Turbulências
Na década de 80, o Brasil enfrentava crises financeiras que afetaram todo o setor. Omar Fontana, chegou a entrar na Justiça contra o governo.
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A resposta a isso foi uma intervenção federal, mas quando Omar conseguiu finalmente retomar esse controle ele se deparou com um cenário ainda mais complicado e viu a situação da sua empresa ainda mais debilitada.
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Foi nos anos 90 que a empresa decidiu ousar mais em apostar nos voos internacionais, afim de conseguir se recuperar, mas a situação não melhorou.
Ainda de acordo com o portal Exame, a companhia até conseguiu se manter de pé por um tempo, mas infelizmente, em dezembro dos anos 2000, Omar Fontana morreu e a crise da empresa se agravou ainda mais
O adeus definitivo
Exatamente um ano após a morte do fundador da empresa, Omar Fontana, em 2001, a Transbrasil se viu sem crédito no mercado, até mesmo para conseguir abastecer suas aeronaves, o que a obrigou a suspender seus voos.
A companhia teve sua falência oficialmente decretada, no início de 2002, dando um adeus definitivo e deixando muitos com saudades.
O estopim disso foi após a General Electric Capital Corporation, especializada no mercado de aviões, alegar que não havia recebido o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões( 10 milhões de reais), referentes a aluguéis de aviões e turbinas.
Porém, segundo o portal Air Way, no ano de 2018, por mais que fosse pouco provável que a falência fosse um dia revertida, os advogados da massa falida seguiam ativos em disputas com credores e funcionários, como mostra um recurso julgado em outubro de 2012 pelo Superior Tribunal de Justiça.
Nesse interim, um funcionário questionava os direitos trabalhistas devidos pela empresa aérea.
A lentidão da Justiça e os variados recursos disponíveis na legislação brasileira acabaram gerando situações inusitadas como a que manteve por anos os aviões não só da Transbrasil como da VASP, também falida, entre outras empresas.
“Restos mortais”
Segundo o portal “AeroIn” as carcaças de dois aviões Boeing 767-200 da massa falida da Transbrasil, que foram leiloadas no ano de 2013, seguiram estacionadas próximas ao pátio do Aeroporto de Brasília e começaram a ser removidas após solicitação do Ministério de Portos e Aeroportos.
De acordo com o aeroporto de Brasília, o processo de retirada das aeronaves, que voaram com matrículas PT-TAA e PT-TAB, já havia sido iniciado e levou cerca de três meses até a sua conclusão.
Todo o processo foi feito com toda a segurança e acompanhado de perto pelas equipes da concessionária.
As aeronaves foram levadas para outro ponto do aeroporto para serem desmontadas e colocadas de forma segura em um caminhão para transporte para fora do sítio aeroportuário.
É importante ressaltar que a movimentação das aeronaves não atrapalharam em nada a operação do aeroporto.
As movimentações aéreas seguiram o fluxo normal, não havendo nenhum comprometimento de nenhum voo por conta deste procedimento.
Essa falência prejudicou outras companhias aéreas?
De acordo com o portal Wikipédia, com a suspensão dos voos da Transbrasil, a Interbrasil , que era um dos seus braços, paralelamente teve todos os seus voos suspensos no final de dezembro de 2001.