Uma tradicional Pizzaria foi obrigada a fechar as portas pelas autoridades sanitárias
Sem sombra de dúvidas, as pizzarias são os estabelecimentos mais queridinhos das pessoas, e cada cidade tem aquela mais tradicional. Vale dizer que, geralmente sempre é aquela mais antiga e mais conhecida, principalmente por ter as melhores pizzas. Entretanto, a que vamos citar teve que fechar as portas, e os motivos são chocantes.
No dia 03 de abril de 2023, segundo informações do portal ‘Terceira Via’, a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes, interditou uma pizzaria, cujo nome não foi divulgado, localizada no bairro Parque Turf Club, no município do Rio de Janeiro, devido a sérias infrações às normas sanitárias e de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Vigilância Sanitária afirma que a pizzaria estava armazenando alimentos de forma inadequada, manipulando-os de maneira incorreta, mantendo níveis insuficientes de higiene, sem ligação da rede de abastecimento de água (usando poço artesiano) e um grande armazenando de farinha de trigo fora da data de validade.
Além disso, foram encontrados outros alimentos vencidos. Na época, a equipe de fiscalização também apreendeu aproximadamente 1.600 kg de alimentos considerados impróprios para o consumo. Dessa forma, o órgão interditou o local que teve de fechar as portas até que a situação fosse regularizada.
Mais problemas para a Vigilância Sanitária
Além da pizzaria, no mesmo dia, a Vigilância Sanitária encontrou aproximadamente uma tonelada de biscoitos em um depósito localizado no Parque Calabouço, em Guarus. Da mesma forma como o estabelecimento do caso anterior, este não teve o seu nome divulgado pelas autoridades fiscais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após inspecionar o local, a equipe de fiscalização deu de cara com uma situação alarmante, identificando que os biscoitos estavam armazenados de maneira inadequada. Além disso, para piorar, nas proximidades dos alimentos foi encontrado veneno para ratos, o que deixou os fiscais horrorizados com a situação.
Segundo declarações feitas ainda por Vera Cardoso, assessora chefe da Vigilância Sanitária, em ambos os casos, foi determinado que os proprietários (tanto do depósito que foram encontrados os biscoitos, como da pizzaria) cumprissem uma série de exigências para conseguir reabrir os estabelecimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
Vale destacar que, na época, os alimentos impróprios para consumo foram apreendidos e descartados adequadamente no aterro sanitário, garantindo que não representassem nenhuma ameaça à saúde pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual
Não foram encontradas nenhuma atualização sobre ambos os casos. Além disso, também não foram encontradas declarações ou notas de esclarecimento por parte das empresas envolvidas nos casos. Portanto, não há como descrever precisamente a situação atual dos empreendimentos, principalmente por seus nomes não terem sido divulgados.
Entretanto, vale lembrar que, em casos como estes, a Vigilância Sanitária concede uma data limite para que as empresas possam corrigir todos os problemas identificados durante as fiscalizações. Assim passando por uma nova vistoria e se tudo estiver de acordo, as portas são reabertas.
O que a Vigilância Sanitária fiscaliza?
A Vigilância Sanitária (VISA) abrange ações de controle sanitário sobre bens de consumo e serviços que, direta ou indiretamente, têm potencial de afetar a saúde pública, em quaisquer das etapas e processos realizados entre a produção, distribuição e o efetivo consumo.