Uma fábrica de biscoitos muito famosa acabou sendo barrada pela Vigilância Sanitária após apresentar problemas com higiene em suas produções
A Vigilância Sanitária, junto as secretarias de saúde dos municípios, visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde coletiva em decorrências de problemas sanitários. Dessa forma, com o objetivo de garantir a saúde da população, a VISA, como também é chamada, acabou interditando uma fábrica de biscoitos após denúncias por falta de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 14 de agosto de 2013, a Vigilância Sanitária do Espírito Santo interditou a fábrica de biscoitos das marcas Alcobaça e Sarloni, da empresa Villoni Alimentos. De acordo com as informações do portal da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), a interdição ocorreu devido à falta de boas práticas de higiene nas áreas de produção.
A Vigilância Sanitária determinou que a área de fabricação só seria liberada quando a Villoni Alimentos, se adequasse às normas sanitárias e de higiene impostas pela VISA. Vale dizer que, a medida se deu devido a denúncias a respeito da forma como os biscoitos estavam sendo produzidos. Além disso, segundo os fiscais, também foram identificadas várias outras irregularidades no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a chefe da VISA do Espírito Santo, Marizete Oliveira, os biscoitos estavam sendo produzidos sem às devidas precauções previstas pelas normas dos órgãos sanitários. “O setor de produção de biscoitos não atende às normas de vigilância sanitária. Os biscoitos de todos os tipos dessas duas marcas não estão próprios para consumo humano, principalmente, por falta de higiene durante o processo de fabricação”.
A Secretaria de Estado da Saúde afirma que acabou sendo proibidos todos os lotes dos biscoitos fabricados até o dia 14 de agosto daquele ano. Sendo assim, a Villoni Alimentos teve que recolher todo o estoque identificado e descartar. Ainda segundo a SESA, a interdição do local foi parcial, sendo aplicada somente ao setor de produção de biscoitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa se regularizou?
A empresa, então, atendeu ao processo imposto pela VISA e efetuou mudanças internas. Segundo a SESA, cinco dias depois a Villoni Alimentos já se regularizou. Sendo assim, após promover melhorias, a fabricação voltou ao normal e a fábrica teve retirada a desinterditada pela Vigilância Sanitária.
No site oficial da empresa é possível efetuar a compra tanto do biscoito da marca Sarloni, como Alcobaça. Após toda a polêmica envolvendo falta de higiene, a empresa se regularizou e passou a cuidar melhor dos produtos e das suas produções. Vale dizer que, a empresa não publicou nenhum posicionamento sobre o caso, nem se pronunciou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Villoni Alimentos
Fundada em 1971 na cidade de Cariacica, no Espírito Santo, a Villoni começou sua produção apenas com massas artesanais, e até hoje são um forte destaque, por ser uma linha de massas extremamente requintada e apreciada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, devido à alta atenção no mercado, a empresa lançou também sua linha de massas integrais, além da sua deliciosa linha de biscoitos que carregam os nomes Sarloni e Alcobaça. A empresa preza pela qualidade de seus produtos e quer sempre ofertar o melhor para o seu consumidor.
Como faço para denunciar um estabelecimento em más condições sanitárias?
Segundo o portal do ‘Centro de Vigilância Sanitária’, você deve reportar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária do seu município, você deve procurar o contato da Rede Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária da sua cidade. A acusação pode se dar por telefone, carta ou e-mail denunciando o problema.
Lembrando que todos os estabelecimentos, como restaurantes, padarias, supermercados, devem seguir uma rigorosa lista de normas referentes à higiene, sendo:
- Cuidados com higiene pessoal
- Cuidado com a manipulação dos alimentos
- Armazenamento e descarte dos alimentos
- Higiene do ambiente e dos equipamentos
Entre outros.