PERIGO!
FALTA DE HIGIENE E RISCO DE INTOXICAÇÃO: A marca de leite proibida pela ANVISA e situação hoje (13)
13/10/2023 às 7h00
A grave proibição da Anvisa contra famosa marca de leite e a situação atual da marca
Em junho deste ano de 2023, mais precisamente no dia 15 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou proibição imediata da comercialização, distribuição e consumo de alguns lotes de três tipos de leite de uma famosa marca do segmento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações divulgadas pelo site da Prefeitura de Maceió, a marca em questão é a Natville, produzida pela empresa sergipana Laticínios Santa Maria Ltda.
A medida atingiu produtos fabricados do período de janeiro a maio deste ano de 2023 e determinou o recolhimento voluntário* após grave denúncia alegando que alguns lotes de produtos da mesma apresentavam graves riscos à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Quando conduzido direta e preventivamente pela empresa que, ciente do risco revelado por seu produto, deve imediatamente comunicar a necessidade de seu recolhimento à Anvisa
Esses riscos poderiam ser tanto problemas gastrointestinais como consequências mais graves como intoxicação*
*De acordo com a nutricionista Gisela Peres, consumir leites nessas situações podem causar uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa (intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela)
Veja abaixo a declaração oficial da ANVISA na íntegra:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ação em massa …
Após a determinação da ANVISA contra tais lotes da marca Natville, ocorreram inúmeras apreensões em massa em todo o território.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anatel está ciente: O fim de serviço vital confirmado pela TIM que atinge 60M de clientes em 2025
● Descanse em paz, poupança: Substituto liberado pelo Banco Central traz novo nº1 para jorrar dinheiro em 2025
● Desconto de mais de 50%: Novo benefício da Uber melhor que o fim da tarifa dinâmica aniquila a 99 em SP
Essa ação foi realizada em todos os estabelecimentos que não obedeceram às determinações de recolhimento voluntário e que ainda insistiam em vender os mesmos.
Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, deu uma declaração ao esclarecer sobre o motivo da apreensão, na época:
“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu”– Iniciou ele que continuou
Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”
Durante a fiscalização, houve interdição cautelar de 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição.
A vistoria ocorreu no bairro do Trapiche e, além da apreensão, a equipe da Visa Maceió orientou o estabelecimento sobre a importância da proibição da comercialização do produto inadequado para consumo bem como a conscientização sobre os malefícios que isso pode causar.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a remessa de laticínios produzidos entre janeiro e maio de 2023 não possuia nenhuma garantia de segurança e qualidade, além de não contarem com as condições higiênicas exigidas.
Como está a situação hoje (13)
Ainda de acordo com o site da Prefeitura de Maceió, no fim do mês de julho, entre os dias 25 a 26, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, durante fiscalização de rotina, 1.916 litros de leite da marca Natville em um estabelecimento comercial da parte baixa da capital.
O produto recolhido estava inadequado para o consumo e o objetivo da apreensão foi evitar riscos à saúde dos consumidores.
Segundo constatações feiras pelo TV Foco, a marca Natville regularizou a sua situação e VOLTOU A SER COMERCIALIZADA NOVAMENTE, afinal de contas o fato ocorreu em LOTES ESPECÍFICOS da marca, como foi DESTACADO ao longo deste texto.
Vale destacar que, EM SEU SITE OFICIAL, a marca emitiu um COMUNICADO OFICIAL, aonde a mesma esclarece o ocorrido e reafirma seu compromisso em manter a qualidade e segurança na fabricação dos seus produtos
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.