BOMBA

Falta de higiene: Vigilância Sanitária crava o fechamento de fábrica de biscoitos amada após denúncias

03/05/2024 às 9h34

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Vigilância Sanitária fecha fábrica de biscoitos devido à falta de higiene (Foto: Reprodução/ Internet)

Vigilância Sanitária interdita fábrica de biscoitos amada devido às más condições de higiene do local

E uma fábrica de biscoitos muito amada e querida acabou sendo interditada pela Vigilância Sanitária (VISA), que cravou o seu fechamento. A motivação se deu devido denúncias relacionadas à falta de higiene apresentada no local. Confira a seguir mais detalhes sobre essa notícia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária do Espírito Santo interditou a produção dos biscoitos das marcas Alcobaça e Sarloni no dia 14 de agosto de 2013. Segundo as informações disponibilizadas no portal da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), a interdição ocorreu devido à falta de boas práticas de higiene.

Dessa forma, ficou determinado que a fabricação só seria liberada quando a responsável pela fabricação, ‘Villoni Alimentos’, se adequasse quanto às normas sanitárias e de higiene. A medida do órgão se deu devido a denúncias a respeito de como os biscoitos estava sendo feitos. Além disso, acabou sendo confirmado pela Vigilância Sanitária diversas irregularidades no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Biscoitos Sarloni e Alcobaça foram proibidos (Foto: Divulgação)
Biscoitos Sarloni e Alcobaça foram proibidos (Foto: Divulgação)

“O setor de produção de biscoitos não atende às normas de vigilância sanitária. Os biscoitos de todos os tipos dessas duas marcas não estão próprios para consumo humano, principalmente, por falta de higiene durante o processo de fabricação”, explica a chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Marizete Oliveira na ocasião.

Na época, a determinação era que, estavam proibidos todos os lotes dos biscoitos fabricados até o dia 14 de agosto daquele ano. A empresa, orientada pelo órgão, recolheu todo o estoque dentro dessas especificações e o inutilizou. Vale destacar que, a interdição foi parcial, abrangendo somente o setor de produção de biscoitos, que logo foi regularizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram proibidos todos os lotes fabricados até agosto daquele ano (Foto: Reprodução/ Internet)
Foram proibidos todos os lotes fabricados até agosto daquele ano (Foto: Reprodução/ Internet)

Situação atual da empresa

Apesar do escândalo, a empresa, que é uma das mais tradicionais do mercado Capixaba, atendeu ao processo e efetuou mudanças internas. Cinco dias depois, ainda segundo a fonte, após promover melhorias, a fabricação voltou ao normal e foi cancelada a interdição.

No site oficial da Villoni Alimentos é possível efetuar a compra tanto do biscoito da marca Sarloni, como Alcobaça. Após toda a polêmica envolvendo falta de higiene, a empresa se regularizou e passou a cuidar melhor dos produtos e das suas produções.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa se regularizou e segue comercializando os produtos (Foto: Reprodução/ Internet)
A empresa se regularizou e segue comercializando os produtos (Foto: Reprodução/ Internet)

Vale destacar que, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que mesmo após tantos anos o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Qual é a função da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

As denúncias são através do número: 0800-642-9782.

Fábrica de Biscoitos
Vigilância Sanitária

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.