Porta-voz contra o estigma do câncer anal no último ano, a conhecida atriz Marcia Cross, que fez o papel da personagem Bree Van De Kamp na série Desperate Housewives, fez a revelação do motivo para a doença, o HPV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a apresentação do programa CBS This Morning, que foi transmitido na semana passada, a atriz Marcia Cross falou que os médicos suspeitaram que sua doença teria aparecido a partir do mesmo tipo de HPV que causou um câncer de garganta em seu esposo em 2009.
A atriz Marcia Cross não sabia que o mesmo vírus poderia ser o motivo desses dois tipos de doença. Mas o HPV, responsável por mais de 90% dos casos de câncer anal, também causa câncer de colo do útero, genitais e garganta. A contaminação se dá primeiramente pelo sexo, mas apenas o contato com a pele infectada já é capaz de transmitir o vírus.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O bom é que uma vacina contra HPV já existe, e deve ser dada para todas as pessoas na juventude antes de qualquer relação sexual. Existem cerca de 150 tipos de HPV, mas 14 são associados ao aumento de risco de câncer.
“Eu quero ajudar a colocar um fim no estigma que cerca o câncer anal. Eu li muitas histórias de sobreviventes de câncer, e muitas pessoas, especialmente mulheres, ficavam envergonhadas de dizer o tipo de câncer tiveram. Há muita vergonha cercando o assunto. Eu quero que isso pare”, disse a atriz para a revista People em março.