Famosa rede Santa Maria beira à falência após 18 lojas fechadas
Assim como grande parte das redes comerciais ainda estão se reerguendo após toda a crise econômica que o país passou, uma famosa rede de drogarias do Brasil também está tendo que enfrentar os impactos do Covid-19, afetando de maneira significativa o funcionamento de alguns estabelecimentos.
Trata-se da drogaria Santa Maria, que entrou com um pedido de recuperação judicial, já que a empresa optou por essa escolha após ter registrado resultados negativos nos últimos anos, desde o pico da pandemia no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, como tentativa de se reerguer em meio à essa situação crítica, a companhia decidiu realizar o fechamento de 18 unidades em Goiânia e no Distrito Federal, provocando a demissão de aproximadamente 350 trabalhadores da rede de drogarias, que possui quase 50 anos de história no mercado brasileiro.
O processo de recuperação judicial está ocorrendo, em sua maioria, devido a um déficit no capital de giro da rede, pois a empresa teria sofrido com os cortes na concessão de crédito pelos fornecedores. Vale ressaltar, que apesar das diversas lojas fechadas, ainda existem 45 unidades em funcionamento, oferecendo atendimento farmacêutico, entrega e programas de fidelidade.
Entretanto, a Santa Maria espera que sua situação melhore no prazo de 90 dias diante das decisões tomadas. Contudo, a rede poderá continuar com o projeto de reestruturação, já iniciado por ela mesma, reduzindo as dificuldades atuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais outros fatores impactaram a drogaria?
Além das consequências da pandemia, o aumento da inflação e o juros elevado ajudaram para que a empresa se afundasse nessa situação, já que esse cenário limitou o consumo no Brasil e as pessoas passaram a gastar menos para controlar a renda mensal, assim diversos setores estão sofrendo com esse panorama.