Famosa loja de livros fecha as portas de 6 unidades
Na última segunda-feira (03), a rede de livrarias Saraiva, uma das lojas mais famosas de shoppings, fez um anúncio tenso. Isso porque ela resolveu fechar mais de 6 lojas em todo o país.
Segundo informações divulgadas pela empresa, a medida segue o plano de reestruturação da loja.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, em um comunicado, a Saraiva afirmou que a rede tem estudado cada vez mais a redução de seus pontos físicos. E os fechamentos mais recentes representam a diminuição de 18% do total de unidades da livraria que ainda estão funcionando normalmente.
MAIS SOBRE O FECHAMENTO DAS 6 UNIDADES
O fechamento dessas 6 lojas, fazem parte dos esforços da companhia para manter em funcionamento somente as lojas que geram maior rentabilidade para a empresa.
Sendo assim, em nova determinação, a Saraiva está fechando duas de suas filiais na cidade de Porto Alegre, as lojas ficam localizadas nos shoppings Praia de Belas e Iguatemi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dessas duas, a Saraiva também encerrou suas atividades nas unidades do Parque Shopping, em Aracaju; Shopping Patteo Olinda, em Olinda; Manaíra Shopping, em João Pessoa; e no Iguatemi Esplanada, localizado em Sorocaba, no interior paulista.
A SARAIVA ESTÁ EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL?
Para quem não sabe, a Saraiva está em crise e mesmo após ter sido uma das maiores redes de livrarias, hoje ela vive um processo de recuperação judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo negociando suas dívidas, a empresa possui dificuldade em seguir funcionando. Atualmente, a empresa segue com apenas 27 pontos físicos, em 14 estados mas em 2018, contava com 85 lojas físicas.
Além disso, segundo informações divulgadas pela própria Saraiva, no ano de 2022, apesar do prejuízo líquido de 15,2 milhões de reais em relação ao ano de 2021, a receita líquida das lojas alcançou 83,7 milhões de reais, apontando uma recuperação de 11,1%.