O Fantástico falou sobre o fim de montadora no Brasil
Quem assistiu à edição deste domingo, 26 de novembro, do Fantástico deve ter se deparado com mais um episódio da série O Futuro da Energia. Contudo, o que realmente chamou atenção é que a matéria falou sobre o fim devastador da Ford no Brasil, grande rival da Fiat.
Para quem não sabe, a montadora foi embora do Brasil em 2021. Uma canetada da matriz encerrou as operações fabris em nossa país e mandou milhares de trabalhadores para a rua e surpreendeu a todos. Mais de 6 mil empregados foram dispensados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, uma das pessoas que apareceu na reportagem do Fantástico trabalhava em uma das fábricas da Ford que fechou as portas, a de Camaçari (BA) – que produzia os modelos Ecosport e Ka. Além dessa, a outra que também fechou foi a de Taubaté (SP) – responsável por motores e transmissões.
“Os carros sempre fizeram parte da vida de Iracema. Ela virou motorista de aplicativo depois que perdeu o emprego na antiga fábrica da Ford em Camaçari. A Ford foi a primeira montadora a se instalar no Brasil em 1919. Em janeiro de 2021, a empresa encerrou a produção por aqui”, dizia a reportagem do Fantástico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que o programa da Globo falou sobre a antiga fábrica?
Eles ainda relataram que a fábrica que a Ford tinha na Bahia foi comprada por uma montadora de carros, que produzirá veículos elétricos. “O terreno já tem um novo dono. Mais uma etapa da transição energética no setor de transportes. O maquinário da antiga fábrica vai virar sucata. Com um investimento de R$ 3 bilhões, a maior fabricante de carros elétricos do mundo assumiu as instalações”, dizia a matéria do Fantástico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE