Fantástico mostra empresa que adulterava suplementos alimentares de outras marcas
No último domingo, 09, Maju Coutinho e Poliana Abritta paralisaram o Fantástico, da Globo, com uma notícia aterrorizando aos consumidores.
Durante o dominical, as apresentadoras confirmaram que uma quadrilha realizava a adulteração de suplementos alimentares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A polícia de São Paulo fez uma operação contra uma quadrilha que adulterava suplementos alimentares, vitaminas, queratina e Whey Protein”, iniciou Poliana Abritta.
Em seguida, Maju Coutinho reforçou que o grupo adulterava a data de vencimento dos produtos.
“Os fraudadores modificavam os prazos de validade dos produtos, que é um crime contra a saúde pública”, disse a apresentadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo é acusado de falsificar a data de validade e até de manipular os suplementos para “disfarçar” o aspecto de produto vencido.
Alguns suplementos ficam empedrados após a validade. Desse modo, a quadrilha abria as embalagens, colocava os produtos em uma centrífuga e os reembalavam com aparência de “novos”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
José Roberto Adriano Ferreira de Assis, mais conhecido como Betão, é o proprietário da empresa, K Horto Suplementos, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jovem vendia vitaminas, whey protein, creatina e outros suplementos em valores muito abaixo do mercado.
A reportagem do Fantástico mostrou um diálogo por telefone rastreado pela polícia. Betão conversa com um parceiro: “Eu que vou ficar com essa bomba aí? Chega aqui, tá até com miolo de rato dentro”.
INVESTIGAÇÕES
Nas imagens flagradas pelo Fantástico é possível ver que entre os produtos apreendidos pela polícia, alguns potes tinham o rótulo de uma das marcas líderes de mercado no segmento de suplementação.
A principio, Eduardo Miraldi, delegado da polícia civil, investigava o grupo por conta de suspeitas de fraudes fiscais.
Mas, conforme as investigações, a polícia descobriu crimes contra a saúde pública envolvendo a empresa K Horto Suplementos.
De acordo com Eduardo Miraldi, a empresa colocavam o produto adulterado em embalagens de outras marcas conhecidas.
Além disso, a empresa armazenava os produtos sem nenhuma condição de higiene, fato proibido pela Anvisa.
O delegado acredita que Betão contava com a colaboração de outras empresas. “É a segunda fase da investigação”, afirmou ele.
A Anvisa também vai apurar o caso, incluindo os rótulos originais para chegar se estavam de acordo com as regras, segundo a reportagem.
Por fim, o Fantástico revelou que Betão já foi solto. “A defesa alega que os fatos continuarão a ser esclarecidos nos autos da investigação policial, estando convicta da inexistência de alduteração de produtos”, disse a jornalista.
RISCOS
O consumo de um produto vencido coloca em risco a saúde dos consumidores, de acordo com o portal Metrópoles.
Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrição, revelou ao Fantástico que os produtos adulterados podem causar doenças, infecções leves e, em casos mais graves, levar a morte.
A Anvisa também alerta aos consumidores a não consumirem produtos falsificados e adulterados, de qualquer tipo, por conta dos riscos à saúde e por serem proibidos.
Qual o dia que passa o Fantástico?
O Fantástico tornou-se um dos maiores programas da Globo. Atualmente, Maju Coutinho e Poliana Abritta comandam a atração aos domingos.