O Fantástico completará 45 anos no ar e, para marcar a data, o programa do próximo domingo, dia 05 de agosto, já começará em ritmo de celebração: com uma nova abertura, que vai misturar tradição e modernidade.
A comemoração do aniversário continua com a estreia de duas séries: “Fertilidade, Um Projeto de Vida”, com a apresentadora Poliana Abritta; e a nova temporada de “Jornada da Vida”, que terá a China como cenário pelos olhos de Sônia Bridi. Além disso, uma reportagem especial mostra as fronteiras da inteligência artificial, um dos grandes desafios da ciência moderna. Tudo isso embalado pela voz de Ivete Sangalo, que relembra o primeiro musical exibido em cores pelo programa, em 1974.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O público procura o ‘Fantástico’ à espera do inédito, do exclusivo, de uma análise mais profunda da semana, de coberturas de intensa repercussão. E nós sempre correspondemos. Sempre haverá interesse por histórias, é intrinsecamente humano, e nisso o ‘Fantástico’ é especialista. Olhando para frente, o Show da Vida continuará sendo de vanguarda, um farol da TV brasileira”, diz Bruno Bernardes, diretor da revista eletrônica dominical.
+ Estreia de O Tempo Não Para conquista público e explode na web
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira edição do Fantástico, em 05 de agosto de 1973, exibiu uma reportagem sobre criogenia, a técnica de congelamento de corpos. Mais de quatro décadas depois, as matérias sobre as mais recentes descobertas da ciência continuam na pauta. Para mostrar os avanços dos estudos sobre inteligência artificial, o repórter Álvaro Pereira Júnior vai até os Estados Unidos para mostrar que estamos muito perto de ter computadores inteligentes, capazes de aprender e se desenvolver sozinhos.
Na série ‘Fertilidade, Um Projeto de Vida’, Poliana Abritta retrata a realidade de oito milhões de brasileiros que, segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, querem ter um filho e não conseguem. “Durante um ano, acompanhamos homens e mulheres nesse caminho cheio de ansiedade, poucas certezas e, muitas vezes, bastante sofrimento. Em quatro episódios, contaremos as histórias da Simone, do André, da Betânia, da Priscila, do Pedro, e um pouco da minha também. Eu me reconheço nos dilemas e angústias dos personagens e divido com eles e com o público o que vivi”, explica Poliana Abritta, hoje mãe de trigêmeos. Cada episódio aborda um aspecto dessa trajetória: a busca por um diagnóstico, as causas de infertilidade de homens e mulheres, os tratamentos, e os avanços da ciência no Brasil e em países como Espanha e Japão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
A nova temporada de ‘Jornada da Vida’ conta a história do maior rio da Ásia, que se tornou berço de uma civilização: o Yangtzé, na China. A repórter Sônia Bridi e o repórter cinematográfico Paulo Zero viajam mais de seis mil quilômetros desde a nascente, nas montanhas do Tibete, até a foz, no Mar do Sul. Pelo caminho, registram os contrastes entre tradição e modernidade e, no Alto do Himalaia, conhecem as práticas milenares do budismo tibetano. Além da religião, o Yangtzé deu origem a outras manifestações culturais que definem a China, como os bordados em seda, a orquestra tradicional Naxi e a ópera chinesa. “O Yangtsé estava na lista dos rios de civilização que a ‘Jornada da Vida’ vai percorrer e acabou encaixando perfeitamente na celebração dos 45 anos do ‘Fantástico’. É um rio que parte do passado para o futuro e isso fica bem claro quando a série sai do Tibete e termina em Xangai. A China é uma permanente revolução, como pregava Mao Tsé Tung”, conta Sônia Bridi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tradição do Show da Vida, os musicais históricos do programa são homenageados por Ivete Sangalo e a banda Melim, que fazem uma releitura do clássico “Gita”, de Raul Seixas. A música foi o primeiro grande sucesso apresentado em cores pelo ‘Fantástico’, em 1974.
O programa especial que comemora os 45 anos do Fantástico vai ao ar na noite do próximo domingo, dia 05, após o Domingão do Faustão.