Uma “artimanha” usada pela Globo no principal telejornal da casa, o Jornal Nacional, apresentado por Renata Vasconcellos e William Bonner vem intrigando os telespectadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da vinheta de passagem usada pelo jornal a cada ida ao intervalo. Um movimento de câmera acompanhado por uma arte que traz imagens das reportagens que ainda serão exibidas no programa revelou um detalhe interessante: as cenas dos funcionários da redação são sempre as mesmas.
O TV Foco acompanhou a edição de quarta-feira, 24 e assim como alguns telespectadores mais atentos, também observou que um trio de funcionários da Globo que apareciam no canto inferior esquerdo da tela fazendo uma espécie de desafio de equilíbrio, era sempre o mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Eliana revela característica sua “broxante”, sofre críticas, e é obrigada a se separar
O que mais chamou a atenção é que o mesmo movimento das pessoas se repetiam a cada chamada do intervalo. A explicação segundo a Globo é que as imagens da redação são realizadas momentos antes do jornal começar, justamente para o trabalho de computação gráfica ser inserido sem que haja problemas de erros, além de aproveitar o movimento mais intenso dos funcionários da redação. Isso evita qualquer saia justa, como já aconteceu no antigo cenário do Jornal Nacional. Certa vez enquanto Fátima Bernardes apresentava o jornalistico ao vivo, um motoboy abaixou as calças ao fundo, na redação que servia como cenário, a própria apresentadora lembrou dessa história em uma participação no Vídeo Show: “O rapaz era motoqueiro, estava trazendo as fitas da rua e era um dia de chuva. Ele estava com calça plástica, mas a calça por baixo era da cor da pele”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por essas e outras que a “vinheta de passagem” é sempre a mesma, aproveitada do início ao fim do telejornal, e a aposta da Globo é que a atenção do telespectador fique na arte de computação gráfica que traz sempre uma imagem da matéria a seguir ou o endereço do site G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O JORNAL NACIONAL
O Jornal Nacional da Globo, comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos, está no ar na Globo desde 1969 e de lá para cá, o maior telejornal do Brasil já tem muitas histórias e curiosidades para contar, entre elas uma suposta briga do âncora com uma colega, um erro inacreditável e os custos milionários para anunciar nos intervalos comerciais.
Mas é fato que hoje o TV Foco conta passagens marcantes do Jornal Nacional, entre elas um boato que cerca pra sempre os bastidores do telejornal mais assistido do Brasil. Em 2011, após a saída de Fátima Bernardes da bancada, Patricia Poeta, até então âncora do Fantástico, chegou ao posto máximo do telejornalismo brasileiro, mas a estadia de lá durou pouco, diante de um posto tão cobiçado. É que já em 2014, a jornalista anunciava que deixaria a bancada em busca de um novo projeto na emissora. Na época, o assunto não poderia ser outro, já que uma história de que ela e William Bonner teriam se desentendido nos bastidores acabou tomando conta. Verdade ou não, depois da passagem pelo JN, os dois nunca mais foram vistos juntos, nem em festas, ou publicações na internet.
Ainda no campo das curiosidades do Jornal Nacional, muita gente se pergunta quanto custa para anunciar no telejornal mais assistido do Brasil. Pois bem, não é nada barato. Segundo uma tabela comercial da Globo para o mercado, cerca de 30 segundos no JN podem custar até 500 mil reais. Isso mesmo, anunciar em pleno horário nobre não sai realmente nada barato e custa uma verdadeira fortuna para qualquer marca.
Por fim, porque não relembrar um dos erros mais marcantes do informativo? Bom, você sabia que William Bonner já chegou a dar adeus antes da hora? Isso mesmo, em certa ocasião, o âncora deu o seu famoso “Boa noite” antes da hora e precisou remendar no ar mesmo.