Tente não se impactar ao saber detalhes sobre o fim escandaloso de montadora de carros no Brasil
Sabemos que na atualidade grandes empresas estão enfrentando dificuldades no que diz respeito ao seu sistema financeiro. Dessa forma, muitas já chegaram inclusive a realizar demissão em massa e até mesmo declarar falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, nada choca mais do que a história sobre o fim escandaloso de uma montadora de carros no Brasil, que teve envolvido farsa, portas fechadas e o patrimônio sequestrado.
Para melhor entender, estamos falando da Indústria Brasileira de Automóveis Presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que foi a Indústria Brasileira de Automóveis Presidente?
Para quem não sabe, a Indústria Brasileira de Automóveis Presidente foi uma grande montadora de carros fundada em 1963 por Nelson Fernandes, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.
As informações a respeito do assunto dizem que Nelson tinha o sonho de criar automóveis modernos e com projeto 100% nacional. Contudo, o único carro feito pela montadora foi o Democrata, com duas ou quatro portas, carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro e motor italiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que, para quem não sabe, no ano de 1968, começou a decadência da empresa, quando a IBAP acabou fechando suas portas, antes mesmo de começar a produzir o primeiro automóvel projetado totalmente no Brasil.
De forma escandalosa, o patrimônio da empresa foi simplesmente sequestrado pela justiça, e o pior, de forma indevida, mas, somente muitos anos depois isso foi reconhecido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A farsa aconteceu quando ações suspeitas por parte do Ministério da Indústria e Comércio e outras autoridades governamentais, decretação condenação as instalações da fábrica de carros, até que elas ficaram abandonadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma curiosidade sobre o caso, é que, Nelson, o dono da empresa contou sua versão de tudo o que aconteceu no livro de Roberto Nasser, Democrata: o carro certo no tempo errado. Um desses modelos pode ser visto no Museu do Automóvel que fica na cidade de Canela/RS.