QUE HORROR!

Fezes de rato, vômito e escândalo: Fast-food queridinho dos shoppings é denunciado, fecha e ANVISA é acionada

23/01/2024 às 8h22

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Fast-Food recebe denúncia e Anvisa é acionada após escândalo (Foto Reprodução/Lennita/Tv Foco)

Fast-food, queridinho dos shoppings, sofre intervenção após denúncia escandalosa e ANVISA é acionada

E uma unidade de uma das marcas de fast-foods mais queridinhas, presente na maioria dos shoppings do país, foi alvo de denúncias escandalosas e, até mesmo a ANVISA, precisou ser acionadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando do KFC, famoso pelos seus baldes de frango frito e variantes de lanches de frango.

Conforme publicado pelo portal Terra, funcionários da unidade da rede, localizada no Maceió Shopping, capital de Alagoas, passaram muito mal após consumirem alimentos que, segundo denúncias, haviam sido contaminados por ratos e precisaram ser hospitalizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Denúncias escandalosas

Ainda de acordo com o relato desses  trabalhadores, eles precisaram ir para o hospital depois de comerem pães que teriam sido roídos por ratos dentro da lanchonete.

O problema aconteceu entre os dias 12 e 13 de janeiro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos funcionários ficou hospitalizado por três dias e a loja chegou a ser fechada na sexta do dia 12 e, até dia o dia 17, ainda não havia sido reaberta.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Alagoas recebeu a denúncia e passou a apurar o caso.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária de Maceió também chegou a ser acionada para inspecionar a unidade.

O KFC afirmou não ter encontrado nenhuma irregularidade na unidade e que ficou prontamente “à disposição das autoridades”.

O advogado Frederico Félix Barbosa, que representa os trabalhadores, disse, em entrevista ao site de notícias locais Cada Minuto, que oito funcionários foram hospitalizados com enjoo, vômito e fraqueza.

Para piorar o quadro, ao realizarem exames, foi constatado que eles ingeriram alimentos contaminados por fezes de rato e salmonela do frango, segundo o advogado.

Ele ainda ressaltou que os alimentos em questão seriam os mesmos servidos aos clientes.

Segundo ele, a gerência do KFC teria sido informada pelos funcionários sobre a sujeira e validade dos alimentos, mas nenhuma medida teria sido tomada antes da internação dos funcionários.

Parecer do MPT

Ainda de acordo com o portal Terra, o MPT de Alagoas informou que a denúncia foi recebida no dia 15 de janeiro por irregularidades  e ilegalidades trabalhistas relacionadas ao meio ambiente de trabalho da empresa e que teriam afetado a saúde e segurança dos funcionários contratados.

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), braço da ANVISA, informou ter recebido a denúncia no dia 13 de janeiro, e foi informada sobre suspeita de leptospirose entre os funcionários da lanchonete.

“Na terça (16), quarta (17) e quinta-feira (18), os fiscais da Visa foram até o estabelecimento, que estava fechado devido a uma reforma, por isso não tiveram acesso ao seu interior para averiguar a situação do empreendimento”

A Vigilância Sanitária ainda frisou que a função dela é orientar de forma educativa aos funcionários e e proprietários dos estabelecimentos as normas sanitárias, a fim de garantir a saúde dos consumidores.

Por isso, neste caso, compete a ela , durante as fiscalizações, avaliar a:

  • Higienização do estabelecimento;
  • Estrutura física;
  • Alvará sanitário;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
  • Verificar se os produtos alimentícios estão dentro do prazo de validade, além de observar também se o estabelecimento possui o certificado de controle de pragas

Qual foi a resposta do KFC diante da denúncia?

Segundo dito pelo KFC no momento da denúncia: “Não foi constatada nenhuma irregularidade [na unidade]”.

Em nota enviada com exclusividade ao portal Terra, a empresa reafirmou o seu; “compromisso com a qualidade dos produtos e a segurança dos seus processos e permanece à disposição das autoridades competentes, sendo a principal interessada nos esclarecimentos do caso”

Veja o posicionamento do KFC na íntegra:

“O KFC Brasil destaca que segue rigorosamente o padrão de segurança dos alimentos da rede global, que é, inclusive, acima do exigido pela ANVISA no país. Logo que tomou conhecimento do caso na unidade de Mangabeiras, em Maceió (AL), a empresa imediatamente determinou o fechamento da loja para investigação.

Até o momento não foi constatada nenhuma irregularidade, mas seguimos intensamente apurando e trabalhando em parceria com a Vigilância Sanitária e demais órgãos responsáveis. A previsão de reabertura é ainda nesta sexta-feira (19).

Importante ressaltar que todos os restaurantes da rede passam por auditorias constantes. Sobre a loja em questão, em 04/01/2024 e 17/01/2024 foram realizadas as últimas auditorias por empresa independente dedicada ao controle integrado de pragas.

O KFC é a maior rede de frango frito do mundo e possui mais de 20 mil restaurantes em 120 países. A empresa reafirma o seu compromisso com a qualidade dos produtos e a segurança dos seus processos e permanece à disposição das autoridades competentes, sendo a principal interessada nos esclarecimentos do caso”

ATÉ O MOMENTO, NÃO FORAM ENCONTRADAS INFORMAÇÕES  AFIRMANDO SE A REDE REABRIU DE FATO, OU NÃO, APÓS O FATO OCORRIDO.

Thumbnail Video Youtube

Anvisa
denúncia
fezes de rato
Frango
Frango Frito
KFC
ministério público
vômito

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.