Rede de fast-food popular em shoppings virou alvo de intervenção após denúncia grave e funcionários acabaram no hospital após ingerir alimentos contaminados
Em janeiro de 2024, uma das principais e mais queridas redes de fast-food do Brasil acabou enfrentando situação escandalosa envolvendo uma das mais amadas redes de fast-food brasileiras.
Trata-se do KFC, famoso pelos seus baldes de frango frito e seus molhos maravilhosos e instigantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Terra, ela acabou enfrentando uma grave denúncia envolvendo sua unidade localizada no Maceió Shopping, em Alagoas.
Funcionários no hospital:
Ainda de acordo com o portal, os funcionários da loja alegaram passar mal após consumir alimentos supostamente contaminados por ratos:
- Os relatos afirmaram que eles adoeceram entre os dias 12 e 13 de janeiro de 2024, após comerem pães que teriam sido roídos pelos animais.
- Além disso, um dos funcionários chegou a ficar hospitalizado por três dias.
Ainda de acordo com o portal Terra, até mesmo a Vigilância Sanitária de Maceió chegou a ser acionada para inspeção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Defesa:
Conforme o advogado dos trabalhadores, Frederico Félix Barbosa, afirmou ao site Cada Minuto, cerca de 8 funcionários apresentaram sintomas de enjoo, vômito e fraqueza.
Os exames indicaram a ingestão de alimentos contaminados por fezes de rato e salmonela. Segundo o advogado, tanto clientes quanto funcionários consumiam os mesmos alimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
● “Estado de putrefação”: Procon baixa ordem em açougue popular e joga 510 kg de carne no lixo por risco
● Risco grave: ANVISA proíbe 2 azeites populares e +1 produto queridinho das donas de casa
A gravidade se tornou ainda maior, pois mesmos com os alertas dos empregados sobre a sujeira e validade dos alimentos, a gerência da unidade não tomou nenhuma medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo ele, a única medida que a gerência se prontificou a fazer ocorreu somente após a hospitalização dos funcionários.
Investigações:
O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Alagoas confirmou ao Terra que recebeu a denúncia no dia 15 de janeiro, aonde apontou irregularidades trabalhistas que comprometiam a saúde dos funcionários.
A Vigilância Sanitária de Maceió informou que recebeu notificações sobre possíveis casos de leptospirose entre os funcionários.
No entanto, durante as inspeções, nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, a loja estava fechada para reforma, o que impediu a fiscalização completa.
Resposta do KFC
No entanto, em nota enviada ao Terra, o KFC informou que não encontrou nenhuma irregularidade em sua unidade de Maceió.
A empresa ainda garantiu seguir padrões globais de segurança alimentar e reforçou que está colaborando com as autoridades locais para esclarecer o ocorrido.
Segundo o comunicado, o KFC determinou o fechamento imediato da unidade para investigações e aguardava reabrir a loja em 19 de janeiro de 2024.
A rede destacou que todas as unidades passam por auditorias frequentes.
A loja mencionada passou por duas auditorias de controle de pragas, realizadas de forma independente, nos dias 4 e 17 de janeiro.
Até o momento, não há confirmação sobre a reabertura da unidade após o incidente.
Veja o posicionamento do KFC na íntegra:
“O KFC Brasil destaca que segue rigorosamente o padrão de segurança dos alimentos da rede global, que é, inclusive, acima do exigido pela ANVISA no país.
Logo que tomou conhecimento do caso na unidade de Mangabeiras, em Maceió (AL), a empresa imediatamente determinou o fechamento da loja para investigação.
Até o momento não foi constatada nenhuma irregularidade, mas seguimos intensamente apurando e trabalhando em parceria com a Vigilância Sanitária e demais órgãos responsáveis.
A previsão de reabertura é ainda nesta sexta-feira (19).
Importante ressaltar que todos os restaurantes da rede passam por auditorias constantes.
Sobre a loja em questão, em 04/01/2024 e 17/01/2024 foram realizadas as últimas auditorias por empresa independente dedicada ao controle integrado de pragas.
O KFC é a maior rede de frango frito do mundo e possui mais de 20 mil restaurantes em 120 países.
A empresa reafirma o seu compromisso com a qualidade dos produtos e a segurança dos seus processos e permanece à disposição das autoridades competentes, sendo a principal interessada nos esclarecimentos do caso”
Não encontramos, até o momento, dados que confirmem a situação atual da unidade mencionada. Porém, é bom frisar que o fato atingiu somente a unidade mencionada.
Sendo assim, as demais unidades continuam ativas e cumprindo todas as exigências de qualidade.
Quais são os principais concorrentes do KFC?
De acordo com o Similar Web, a rede Popeyes é um dos principais concorrentes do KFC, uma vez que tem praticamente o mesmo segmento da queridinha.
O KFC é operado no Brasil pela International Meal Company (IMC) juntamente com a Pizza Hut e a rede Frango Assado.