Tudo sobre a proibição da Anvisa que acabou atingindo uma grande marca considerada até mesmo como rival da gigante Nestlé
O importante órgão Anvisa, a título de informação, tem como principal finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
Assim, nesta sexta-feira (26), vocês irão relembrar sobre uma proibição da autarquia que ocorreu no ano de 2022, e foi confirmada pelo G1, o portal de notícias da Globo, pegando muita gente de surpresa por se tratar da rival nº1 da Nestlé, contando com substância que pode chegar a ser fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a fonte, em 2022, a Anvisa determinou o recolhimento de chocolates importados da Elite por suspeita de salmonela. Na ocasião, a agência informou que medida se aplicava a todos os lotes e foi motivada por alerta internacional de recolhimento.
Assim, foi confirmado o recolhimento dos chocolates da marca Elite, importados pela empresa Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. O comércio, distribuição, importação e uso dos produtos também foram proibidos.
Na época, foi aconselhado ainda que, caso o consumidor encontrasse os produtos da marca, que ele não fosse consumido e que o consumidor entrasse em contato com o estabelecimento onde foi adquirido para as providências necessárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa ainda publicou uma resolução em nome da fabricante dos produtos em Israel, a Strauss Elite LTDA, para evitar que outras empresas importadoras acabassem trazendo o produto para o Brasil.
Essa resolução abrangeu todos os produtos da marca que foram alvo do recolhimento internacional, de chocolates a outros doces, como balas, chicletes e biscoitos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio de pesquisa, não foi encontrado nenhum posicionamento da marca a respeito do assunto, contudo, o espaço no TVFOCO segue aberto para isto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais danos a Salmonella pode causar a saúde?
A Salmonella pode causar dois tipos de doença, dependendo do sorotipo: salmonelose não tifóide e febre tifoide. Os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos).
As bactérias Salmonella causam inflamação do intestino (gastroenterite) e, assim, são causa comum de diarreia.
A salmonelose não tifoide pode provocar grave desidratação e, se não tratada adequadamente, uma das complicações é a morte do paciente. Apesar de serem raros, é fundamental iniciar o tratamento assim que surgirem os primeiros sintomas, principalmente reidratando o corpo com o consumo de bastante água.