Renata Vasconcellos parou o Jornal Nacional com o decreto avassalador da ANVISA contra o produto nº1 das mulheres e que você provavelmente deve conhecer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é responsável pelo controle de qualidade e segurança de muitos produtos no Brasil. Dessa forma, a autarquia é uma grande amiga de todos e sempre está em ação cravando novos regulamentos que garantam cada vez mais o bom-estar de todos.
Inclusive, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde cravou uma proibição urgente contra produto nº1 das mulheres e Renata Vasconcellos paralisou o JN às pressas com novo decreto. “A Anvisa proibiu o comércio e o uso do fenol para tratamentos de saúde e estéticos no país inteiro.”, destacou a âncora do Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda na edição do dia (25/06/2024), uma reportagem expôs mais detalhes da proibição. “A resolução foi publicada no Diário Oficial. A Anvisa decidiu “proibir a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos”. A exceção é o uso de produtos “devidamente regularizados junto à Anvisa”, apenas por laboratórios analíticos ou de análises clínicas.”, destacou um trecho da matéria do JN.
Vale dizer que, o cosmético em questão é um grande queridinho das mulheres que desejam dar adeus às rugas, por exemplo. Geralmente usado na forma líquida e que possui odor forte, levemente doce e irritante. Após aplicado na pele, ele penetra até a segunda camada, destruindo a epiderme e a derme.
E por falar no produto, no último dia (03/06) um jovem de 27 anos, depois da aplicação de um peeling com o produto, em uma clínica na zona sul de São Paulo, acabou indo a óbito. A defesa da influencer Natalia Becker, responsável pelo procedimento, relatou que o fenol utilizado está disponível para venda em sites de market place.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Informações do Metrópoles dão conta que, a clínica da influencer Natalia Becker, onde Henrique Silva Chagas morreu após um peeling de fenol, no bairro do Campo Belo, SP, acabou sendo interditada e autuada pela Vigilância Sanitária do município.
É importante destacar que, a proibição exposta por renata Vasconcellos na bancada do JN desagradou aos médicos. Dessa forma, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que havia solicitando à Justiça que só médicos pudessem usar o fenol, entrou com novo pedido para derrubar a resolução da Anvisa. Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também criticou a proibição total.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
De acordo com o órgão, não existem até agora estudos que comprovem a eficácia e segurança para o uso do fenol em estética e para a saúde. Assim, enquanto a discussão acontece, a recomendação é redobrar o cuidado e procurar informação e profissionais de confiança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É O PEELING FENOL?
Esse famoso procedimento consiste na aplicação de um ácido sobre a pele, que é capaz de penetrar em camadas mais profundas da pele. Por causar o rejuvenescimento celular, ele é indicado para o rejuvenescimento facial, suavizar rugas ou linhas de expressão. Logo, o produto é um grande queridinho das mulheres que tanto se preocupam com a aparência e buscam ficar cada vez mais jovens.