Novos diálogos mantidos entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro, Sergio Moro, revelados nesta sexta-feira, 05, pela revista Veja em parceria com o site The Intercept Brasil, trouxe uma surpresa inesperada: o envolvimento, mesmo que involuntário, do apresentador da TV Globo Fausto Silva, o Faustão.
De acordo com a publicação, nas mensagens em que o apresentador do “Domingão do Faustão” é citado, o contratado da TV Globo surge orientando o ex-juiz responsável por julgamentos da operação Lava Jato em Curitiba, Sergio Moro, do mesmo estado do procurador Deltan Dallagnol, e diz que eles, os procuradores, precisam fazer uso de uma linguagem mais simples para que o “povão” possa compreender, criticando, assim, o linguajar rebuscado utilizado pelas autoridades da 13º Vara Federal de Curitiba, no Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Neymar e Bruna Marquezine reatam de forma bombástica, tem filhos e vidente dá prazo definitivo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Globo é obrigada pela Justiça a recontratar âncora demitida por causa de doença
“A preocupação da força-tareda (da Lava Jato) com a opinião pública era constante. Em 7 de maio de 2016, Moro comenta com Dallagnol que havia sido procurador pelo apresentador Fausto Silva (o Faustão). Segundo o relato do juiz, o apresentador o cumprimentou pelo trabalho na Lava Jato, mas deu um conselho: ‘Ele (Faustão) disse que vocês nas entrevistas ou nas coletivas precisam usar uma linguagem mais simples. Para todo mundo entender. Para o povão entender. (Eu) disse que transmitiria o recado. Conselho de quem está a (sic) 28 anos na TV. Pensem nisso'”, escreveu o atual ministro da Justiça Sergio Moro ao repassar o conselho do apresentador da TV Globo, segundo reportagem de Veja.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Procurado, Faustão confirmou o encontro e o teor das conversas entre ele e Sergio Moro – comprovando o teor das mensagens reveladas pelo The Intercept Brasil.
ENTENDA O CASO
Os diálogos revelados por Veja nesta semana e que revela a participação indireta do apresentador da Globo Faustão, são um novo capítulo de uma série de reportagens que começaram a ser veiculadas em junho último pelo site The Intercept Brasil, que escancara os bastidores de como agiam os procuradores da Operação Lava Jato, que integram o time do Ministério Público Federal agindo em conluio com o ex-juiz Sergio Moro, o que, caso comprovado de fato a participação do hoje ministro, pode ser configurado como antiético, por ferir códigos da Magistratura, podendo, inclusive, levar à anulação de processos julgados por Moro, como o do ex-presidente Lula.
+ Silvio Santos faz jantar sigiloso em casa, nomes dos convidados vazam e animador faz proibição
Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato negam ter cometido irregularidades.
É possível que tenhamos hoje a mais inusitada das falas: o empregador, publicando as aspas do empregado, via terceiros. Vai ser assim: “O apresentador Fausto Silva, segundo o Intercept e a Veja”… pic.twitter.com/sxNSQSobpX
— Agência Sportlight (@agsportlight) July 5, 2019
Segundo Moro, Faustão o cumprimentou e deu um conselho: “Ele disse que vcs [procuradores] nas entrevistas precisam usar uma linguagem simples, p/ o povão. Conselho de quem está a (sic) 28/anos na TV”. Procurado por VEJA, Fausto Silva confirmou o teor da conversa entre ele e Moro.
— Carla Jimenez (@carlajimenez9) July 5, 2019
Menção da revista Veja a Fausto Silva nas revelações tem menos importância pelo que ele falou emais pela confirmação dele de q o diálogo ocorreu.
Como o Intercept saberia, q Faustão um dia encontrou p/acaso o #juizladrão e mandou recado para a MP?Por isso escondem os celulares.
— Toni Bulhoes (@ToniBulhoes) July 5, 2019