Anvisa atinge tempero muito famoso em receitas com proibição urgente
Tempero muito comum e popular nas receitas de todas as donas de casa brasileiras é atingido urgentemente por proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e produto é retirado imediatamente das prateleiras de mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal Consultas do Gov, a marca Pancada foi proibida por uma medida cautelar contra o produto Pimenta do Reino Moída, no dia 28 de junho de 2024.
Isso porque, ainda segundo informações do portal, os fiscais da vigilância indentificaram a presença de glúten e amido não declarados na rotulagem, além de outras irregularidades na análise de rotulagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidor. Desse modo, é de extrema importância as informações serem claras e conforme as regras da Anvisa para orientar a escolha adequada de alimentos.
Os rótulos que são incoerentes ao alimento oferecido pela marca, são enganosos e correm o risco de sofrer sanções pela Lei nº 6.437/1977. As infrações sanitárias dadas às empresas variam tanto em advertências como em multas entre R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com o portal Qualimentos Jr.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, substâncias não autorizadas pela vigilância podem oferecer risco à saúde, e até mesmo provocar intoxicação alimentar, com sintomas como diarreia e vômito.
Contudo, apesar da pimenta ser muito utilizada em milhares de receitas, especialmente na culinária brasileira, a marca do produto indicado teve que realizar uma retirada voluntária do tempero nos pontos comerciais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa citada a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.