2 supermercados gigantes deram adeus do Brasil, com o fechamento de todas as suas unidades e a outra comprada pela maior rival. Todos os clientes se surpreenderam com a decisão
Dois supermercados gigantes no Brasil deram adeus aos seus clientes, um deles por conta de fechamentos e outro porque acabou comprado por um rival. Ambas notícias surpreendeu a todos, principalmente os clientes, que ficaram tristes com suas saídas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos é comum que as empresas tomem decisões que muitas vezes não agradam a todos. Porém, tudo é visando o seu bem estar, principalmente financeiro. As poderosas também costumam fazer muitos investimentos, muitas vezes comprando as concorrentes.
De acordo com o portal ‘G1’, o Carrefour anunciou, no ano de 2021, a ideia de comprar o Grupo Big, que foi concluída apenas um ano depois, no dia 7 de junho de 2022. A compra foi por uma fortuna de 7 bilhões de reais, e com isso, a rede se consolidou como a principal líder no ramo, no Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Tem mais de um quarto do mercado nacional, está presente em todos os estados do país e está se fortalecendo em mercados onde antes era bastante ausente”, disse o grupo, em nota, após a aquisição do Grupo Big.
De acordo com o portal ‘Infomoney’, em junho de 2023, o Carrefour concluiu a conversão de 129 lojas do mercado que comprou. Os fechamentos se deram 6 meses antes do planejamento inicial. Assim, os clientes receberam 76 lojas Atacadão, 48 Hipermercados Carrefour e 5 Sam’s Club.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Grupo Carrefour Brasil concluiu a conversão de 129 lojas (5 a mais do que o contemplado inicialmente) dentro do orçamento de investimento anunciado de R$1,9 bilhão, destacando a disciplina da capital da companhia e sua capacidade de execução”, afirmou a companhia.
Makro deu adeus
Instalada no Brasil em 1972, o Makro pertence à holandesa SHV e desde 2020 iniciou um processo de venda de suas lojas, de acordo com o portal ‘Estadão’. Assim, naquele ano vendeu 30 unidades para o Grupo Carrefour, onde foram colocadas lojas do Atacadão pelo preço de quase 2 bilhões de reais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Descanse em paz: O fim de 4 refrigerantes populares do Carrefour, Assaí e + deixa clientes sem chão até hoje
● Fim de serviço crucial do Carrefour confirmado oficialmente no Brasil em 2024: Clientes estão surpresos
● R$ 6,9 BI na mesa e 34 lojas: Rival matadora do Carrefour chega com tudo pra aniquilar até o Assaí no Brasil
Por conta da chegada da pandemia da Covid-19, todas as empresas enfrentaram dificuldades econômicas, por isso as vendas deram uma pausa. Porém, voltaram com tudo em 2023, com outras unidades sendo negociadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Uol’, em janeiro de 2023, a SHV vendeu mais 16 lojas Makro, mas dessa vez para o grupo Muffato. Sendo que três estão na capital paulista, três na Grande São Paulo e os dez restantes no interior, além de 11 postos de combustíveis.
Ainda restavam outras 24 lojas espalhadas pelo Brasil e também acabaram vendidas para diversos grupos, como o Muffato, Savegnago e o Grupo Pereira. Portanto, em julho de 2023 já não contavam com mais nenhuma loja e prepararam o adeus em definitivo do Brasil.
“Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história”, disse a rede no último adeus ao Brasil.
Qual a maior rede de supermercados do Brasil?
Por conta de seu lucro, investimento, números de lojas e de clientes, o Carrefour é disparado a maior rede de supermercados instaladas no Brasil. Ele é dono de outros gigantes, como o Atacadão.