“Encerramento”: O fechamento de colégio n°1 de Salvador, BA, na era Jerônimo Rodrigues após 125 anos
15/04/2025 às 17h20
Por: Rafael Silva
Colégio fechado em Salvador na era Jerônimo Rodrigues - Foto Reprodução Internet
Fique por dentro do fechamento de colégio n°1 de Salvador, BA, sendo algo que deixou os pais de alunos sem chão na cidade
Um famoso colégio na Bahia, em Salvador, infelizmente anunciou o seu fechamento após mais de 1 século de existência na região. Assim, milhares de pais ficaram desesperados com a situação alarmante na era Jerônimo Rodrigues, com o fim das atividades da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do G1, que divulgou a notícia no dia 25 de outubro de 2022. Agora, o time de especialistas no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pelo portal. Além disso, com a sua própria redação.
Após 125 anos, Colégio Nossa Senhora das Mercês anuncia aos pais encerramento das atividades em Salvador – Foto Reprodução Internet
Dessa forma, o Colégio Nossa Senhora das Mercês, localizado na Avenida 7 de Setembro, no centro de Salvador, declarou o fim das suas operações em 2022.
Após 125 anos de existência, a escola afirmou que o fechamento se deu devido à grave crise financeira, agravada ainda mais por causa da pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito aos pais dos alunos durante uma reunião.
Fim de uma era no Colégio Nossa Senhora das Mercês após 125 anos – Foto Reprodução Internet
Nesse contexto, o diretor do Sindicato das Escolas Privadas da Bahia (Sinape-BA), Jorge Tadeu Coelho, comentou sobre a triste situação na época:
“Durante a pandemia aquela necessidade de ‘enxugar o quadro’ levou a empréstimos bancários e isso se reflete ainda agora, que as parcelas começaram a vencer. A descapitalização do setor foi impactante nesses anos de pandemia”, lamentou ele.
Jerônimo Rodrigues governador da Bahia (Foto: Reprodução/ Internet)
O que aconteceu com os alunos de escolas que fecharam nesse período?
De acordo com a mesma fonte, a maioria dos estudantes de unidades que fecharam foram realocados na rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação de Salvador afirmou que as escolas da prefeitura receberam cerca de 27 mil novos alunos, somente em 2022, e todos eles saíram de escolas particulares.
Conclusões finais
Por fim, o fechamento do Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Salvador, foi algo que abalou todos os moradores da região, principalmente os pais e responsáveis de milhares de alunos. Assim, os estudantes foram bastante prejudicados, com a escola tendo o seu fim após décadas de história e tradição no local.
Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: lucas.rafael@otvfoco.com.br