O fechamento de 112 agências do Banco do Brasil
O Banco do Brasil, chamado de BB é um banco brasileiro, constituído na forma de sociedade de economia mista, tendo a participação do Governo Federal em 50% das ações.
É uma das cinco instituições financeiras estatais do governo brasileiro, tendo como acionistas, para além da União (com 50,0%), capital estrangeiro (23,1%), livre capital nacional (26,5%) e ações em tesouraria (0,4%) de acordo com informações do portal UOL.
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A missão do BB, segundo sua filosofia corporativa, é “Ser um banco de mercado, competitivo e rentável”. Ocorre que exatamente por esse motivo, o Banco do Brasil está desenvolvendo um plano de reestruturação que prevê demissão em massa e o fechamento de 361 unidades, sendo 112 agências bancárias.
A Confederação Nacional de Municípios (a CNM) tem reclamado sobre o crescente número de fechamento de agências desde julho de 2021. Inclusive, esse assunto virou pauta, sendo discutido em audiência pública na Câmara a pedido do deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
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O deputado concedeu uma entrevista ao edição do Palavra Aberta e comentou sobre os desafios dos funcionários públicos do banco estatal, além dos clientes que ficam cada vez mais prejudicados com o fechamento de agências bancárias.
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Dessa forma, como resultado, o BB registrou o 2º maior número de fechamentos de agências da pandemia da Covid-19. Na época, o programa previu o desligamento de pelo menos 5 mil pessoas.
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No comunicado do Banco do Brasil, das 361 unidades que foram fechadas, 112 eram agências, 242 postos de atendimento e sete escritórios. Pelo menos 243 agências foram convertidas em postos de atendimento.
Além disso, oito postos de atendimento foram transformados em agências. Outras 145 unidades de negócios foram transformadas em lojas Banco do Brasil, sem guichês de caixas. O banco informou ainda a criação de 28 unidades de negócios, sendo 24 especializadas em agronegócio.
Além disso, o BB aprovou duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários.
POR QUE AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS ESTÃO SENDO FECHADAS?
A instituição financeira busca se adaptar às transformações do mercado, redirecionando seus investimentos para canais digitais e automatizados, oferecendo assim maior conveniência aos clientes.
Este fenômeno não apenas reflete a modernização do setor bancário, mas também levanta questões sobre o impacto nas comunidades locais, no emprego e na acessibilidade dos serviços financeiros para segmentos da população que podem não ter acesso fácil à tecnologia.
Apesar de alguns segmentos de clientes, como idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, não demonstrarem uma familiaridade tão expressiva com ferramentas tecnológicas, não há uma determinação do Banco Central quanto ao número mínimo de agências que as instituições financeiras convencionais devem manter em cada região.
De forma repentina, as extensas filas nos guichês e caixas eletrônicos dos bancos para realizar saques, quitar contas ou resolver questões simples foram substituídas por simples cliques.
Nos aplicativos das instituições financeiras, é possível realizar desde a abertura de uma conta até a obtenção de empréstimos, investir e efetuar pagamentos praticamente instantâneos por meio do Pix, por exemplo.