AGÊNCIAS FECHADAS

R$19B: Fechamento de 157 agências do Itaú gera fúria em bancários e clientes

26/10/2024 às 18h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Banco Itaú fecha milhares de agências no Brasil (Foto: Montagem)

Itaú decreta o fechamento de 157 agências para o desespero de clientes do atendimento presencial e causa a fúria dos bancários com situação

O Itaú confirmou o fechamento de 157 agências e isso, foi um baque para clientes e funcionários. Para o primeiro grupo, significa menos atendimento presencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para o segundo, demissões em massa, então, isso foi um caos para o Sindicato Bancário lidar. As agências foram fechadas entre junho de 2023 e junho de 2024.

O time de especialistas do TV Foco em economia, a partir de informações reunidas no site Sindicato dos Bancários, traz hoje as consequências dos fechamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PESSOAS VÃO TER QUE MIGRAR PARA O ATENDIMENTO ONLINE

O grupo mais afetado com isso, é o daquelas pessoas que preferem o atendimento presencial. Por exemplo, temos os idosos, que geralmente, não tem tanto acesso à tecnologia.

Sendo assim, podem encontrar dificuldades para entrar em contato com a agência quando necessário. Valeska Pincovai, diretora executiva do Sindicato e bancária do Itaú, comentou sobre o tópico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ao seguir fechando agências, o Itaú exclui ainda mais pessoas dos serviços bancários, sobretudo nas periferias e os mais idosos, menos escolarizados e em condições socioeconômicas mais vulneráveis”, disse.

FECHAMENTO EM MASSA

  • No período de um ano, o Itaú fechou 157 agências no Brasil;
  • Isso afeta o atendimento presencial e causa demissões em massa;
  • Bancários do Itaú estão revoltados com a iniciativa da empresa;
  • O Sindicato dos Bancários teve que intervir pelos trabalhadores.

FUNCIONÁRIOS DEMITIDOS E SOBRECARREGADOS

Outro grupo afetado é o dos próprios contratados da empresa. Afinal, com os fechamentos dos postos, muitos bancários acabaram sendo demitidos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, as agências fechadas podem ocasionar na sobrecarga de outras, afinal, as pessoas que querem atendimento presencial vão procurar a mais próxima da sua residência.

Com isso, podem sobrecarregar outras agências que estão abertas. Dessa maneira, o Sindicato reivindica mais contratações por parte do banco.

“Deveria contratar mais funcionários para reduzir a sobrecarga de trabalho causada pelas metas abusivas que causam tantos adoecimentos”, disse Valeska Pincovai.

CONCLUSÕES FINAIS

Só em um ano, o Itaú fechou 157 agências no Brasil. Sendo assim, ocasionou transtornos para parte da população que gosta de atendimento presencial e ainda gerou demissões em massa. Funcionários do banco esperam mais contratação e consideração por parte da empresa.

QUAL O LUCRO DO ITAÚ?

Só no primeiro semestre de 2024, o Itaú Unibanco obteve Lucro Líquido Recorrente Gerencial (que exclui efeitos extraordinários) de R$ 19,843 bilhões. Teve um aumento em relação ao ano passado.

Então, o sindicato defende que o banco não tem motivos para fechar agências, uma vez que lucra muito no Brasil. Eles defendem que o Itaú ofereça até um serviço melhor aos clientes.

VEJA ESSA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE ALERTA DO ITAÚ A SEUS CORRENTISTAS

157 agências
Bancários
clientes
Itaú

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.