Itaú decreta o fechamento de 157 agências para o desespero de clientes do atendimento presencial e causa a fúria dos bancários com situação
O Itaú confirmou o fechamento de 157 agências e isso, foi um baque para clientes e funcionários. Para o primeiro grupo, significa menos atendimento presencial.
Já para o segundo, demissões em massa, então, isso foi um caos para o Sindicato Bancário lidar. As agências foram fechadas entre junho de 2023 e junho de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time de especialistas do TV Foco em economia, a partir de informações reunidas no site Sindicato dos Bancários, traz hoje as consequências dos fechamentos.
PESSOAS VÃO TER QUE MIGRAR PARA O ATENDIMENTO ONLINE
O grupo mais afetado com isso, é o daquelas pessoas que preferem o atendimento presencial. Por exemplo, temos os idosos, que geralmente, não tem tanto acesso à tecnologia.
Sendo assim, podem encontrar dificuldades para entrar em contato com a agência quando necessário. Valeska Pincovai, diretora executiva do Sindicato e bancária do Itaú, comentou sobre o tópico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ao seguir fechando agências, o Itaú exclui ainda mais pessoas dos serviços bancários, sobretudo nas periferias e os mais idosos, menos escolarizados e em condições socioeconômicas mais vulneráveis”, disse.
FECHAMENTO EM MASSA
- No período de um ano, o Itaú fechou 157 agências no Brasil;
- Isso afeta o atendimento presencial e causa demissões em massa;
- Bancários do Itaú estão revoltados com a iniciativa da empresa;
- O Sindicato dos Bancários teve que intervir pelos trabalhadores.
FUNCIONÁRIOS DEMITIDOS E SOBRECARREGADOS
Outro grupo afetado é o dos próprios contratados da empresa. Afinal, com os fechamentos dos postos, muitos bancários acabaram sendo demitidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, as agências fechadas podem ocasionar na sobrecarga de outras, afinal, as pessoas que querem atendimento presencial vão procurar a mais próxima da sua residência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, podem sobrecarregar outras agências que estão abertas. Dessa maneira, o Sindicato reivindica mais contratações por parte do banco.
“Deveria contratar mais funcionários para reduzir a sobrecarga de trabalho causada pelas metas abusivas que causam tantos adoecimentos”, disse Valeska Pincovai.
CONCLUSÕES FINAIS
Só em um ano, o Itaú fechou 157 agências no Brasil. Sendo assim, ocasionou transtornos para parte da população que gosta de atendimento presencial e ainda gerou demissões em massa. Funcionários do banco esperam mais contratação e consideração por parte da empresa.
QUAL O LUCRO DO ITAÚ?
Só no primeiro semestre de 2024, o Itaú Unibanco obteve Lucro Líquido Recorrente Gerencial (que exclui efeitos extraordinários) de R$ 19,843 bilhões. Teve um aumento em relação ao ano passado.
Então, o sindicato defende que o banco não tem motivos para fechar agências, uma vez que lucra muito no Brasil. Eles defendem que o Itaú ofereça até um serviço melhor aos clientes.
VEJA ESSA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE ALERTA DO ITAÚ A SEUS CORRENTISTAS