TRISTE
Falência: Fechamento de 4 bancos, uma delas desesperadora e pronunciamento oficial do Nubank
17/12/2023 às 12h30
A falência de 4 bancos
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito do fechamento de 4 bancos, que declararam falência, e que causou um pronunciamento do Nubank.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Três das instituições financeiras que fecharam as portas no Brasil foram o Banco Nacional, o Banco Santos e o Nossa Caixa. O Banco Nacional, por exemplo, foi fundado pelo ex-governador de Minas Gerais José de Magalhães Pinto e seu irmão, Valdomiro de Magalhães Pinto.
E se destacou como pioneira em marketing esportivo, afinal, patrocinava o piloto Ayrton Senna, o Campeonato Brasileiro de 1984, o Fluminense, o Vasco, assim como o Jornal Nacional, da Globo. Em 1990, a instituição sofreu uma intervenção do Banco Central do Brasil em virtude de uma insolvência e em 1995 chegou ao fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no caso do Banco Santos, a instituição teve falência decretada no ano de 2005, e a gota d’água foi uma suposta interferência dos advogados do caso na negociação de uma dívida de R$2,4 bilhões, que poderia ser reduzida a 100 milhões de reais.
O Nossa Caixa existia há quase 100 anos no mercado, quando teve uma falência decretada e acabou sendo incorporado a outro gigante, por simplesmente R$ 5,38 bilhões. Mas, ao ter fechado suas portas em 2008, o Banco do Brasil informou a Comissão de Valores Mobiliários que iria fazer a aquisição da instituição financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A quarta instituição financeira que faliu, e que causou até a preocupação dos clientes do Nubank, foi Silicon Valley Bank (SVB). De acordo com informações do portal FDR, a fintech se pronunciou, pois a falência do banco americano pode trazer efeitos para empresas de tecnologia brasileiras.
O que disse o Nubank em seu pronunciamento?
O Nubank, como uma maneira de acalmar os acionistas, emitiu um comunicado, dizendo que nem a Nu Holdings, sua controladora, nem nenhuma das suas subsidiárias possuem qualquer exposição ao SVB.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]