Jornal da Band confirma que após fiscalização detectar baratas e ambiente impróprio, a Anvisa mandou fechar 4 restaurantes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fechou quatro restaurantes após a contatação de uma infestação de baratas nos locais. Os estabelecimentos acabaram sendo interditados pelo órgão.
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o jornal da Band, ‘Band.com.br’, a interdição ocorreu na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP no dia 10 de novembro do ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, a ação da Anvisa reforça o papel fundamental do órgão na proteção da saúde pública, garantindo padrões sanitários em ambientes de consumo alimentar.
Resumo
- No dia 10 de novembro de 2023, a Anvisa interditou 4 restaurantes;
- Os fechamentos ocorreram na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas;
- Assim, a motivação da Anvisa se deu após notar uma infestação de baratas nos locais;
- Os quatro restaurantes são muito famosos.
Fechamento de 4 restaurantes
De acordo com a Anvisa, os estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria foram interditados até que comprovassem a completa eliminação da infestação de baratas.
Na época, a agência ressaltou que a decisão visava preservar a segurança dos usuários do aeroporto. O Viracopos foi formalmente notificado pela Anvisa e teve cinco dias para apresentar esclarecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em comunicado oficial, a empresa afirmou que cumpriria as exigências determinadas pela agência dentro do período estipulado.
Além disso, a administração do aeroporto informou que orienta os lojistas quanto às obrigações contratuais e acompanha de perto o andamento das adequações necessárias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Aliás, a concessionária também reforçou seu compromisso de colaborar com a Anvisa para solucionar os problemas apontados e garantir a conformidade com as normas sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja a nota do Aeroporto
“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, informa que o fechamento de quatro lojas pela Anvisa foi pontual e ocorreu em uma área isolada da Praça de Alimentação para a realização de ações corretivas por parte destes lojistas.
A administração do aeroporto sempre orienta os lojistas sobre as suas obrigações previstas em contrato e, agora, acompanha o trâmite dos processos, inclusive já se colocando à disposição da Anvisa para solucionar os problemas indicados.
Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana.”
Os estabelecimentos de pronunciaram?
Vale destacar que, até o momento, não foram encontrados nenhum pronunciamento dos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria. Mas, o TV FOCO deixa o espaço em abertos para esclarecimentos.
Qual a situação atual dos estabelecimentos fechados pela Anvisa?
Na ocasião, com a ordem da Anvisa, os restaurantes seguiram com as devidas ações sanitárias para que pudessem retornar ao seus funcionamentos. Com isso, eles cumpriram com o que foi ordenado e atualmente se encontram atuando normalmente.
Considerações finais
Em suma, no ano passado a Anvisa acabou interditando 4 grandes restaurantes. Assim, sendo o Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria, todos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP.
Destacando que, a ação da Anvisa trata-se de uma medida fundamental para reforçar a necessidade de padrões sanitários rigorosos, especialmente em locais de grande circulação como aeroportos.
Afinal, a Anvisa fiscaliza o quê?
É dever do órgão controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Então, tudo aquilo que será consumido pelos brasileiros, está sujeito a autuação por parte da Anvisa.
Entre as ações, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço.
CLIQUE AQUI para ver mais matérias sobre a Anvisa.