ADEUS

FIM: O fechamento de mercado rival do Carrefour após não resistir e ter 71 unidades engolidas pelo Assaí

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Varejista rival do Carrefour foi adquirido pelo Assaí (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

O Brasil viveu uma febre de hipermercados

Isso porque Carrefour e Assaí atualmente são 2 exemplos de redes de hipermercados, ou seja, aquelas lojas gigantescas varejistas onde o consumidor acaba encontrando de tudo um pouco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre que o fechamento de um mercado rival do Carrefour acabou sendo ‘engolido’ pela rede Assaí, que adquiriu 71 unidades da gigante que fechou as portas e causou espanto.

SAIBA MAIS! R$ 7 bilhões: Carrefour anuncia compra de rede gigantesca e popular de supermercados que você ama

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De forma geral, os hipermercados vêm perdendo espaço nos grandes centros. O Grupo Pão de Açúcar, que era dono da marca Extra, tinha 103 lojas consideradas Hiper, das quais 71 se tornaram atacarejos do Assaí, conforme citado acima e as demais se transformaram em supermercados.

De acordo com especialistas ouvidos pelo portal Exame, o hipermercado perdeu espaço nas grandes metrópoles porque não atendiam nem à busca por conveniência, visto que fazer compra em uma varejista gigante demanda tempo; e nem por economia já que os preços nessas lojas são mais altos do que os atacarejos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Varejistas Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (Foto: Reprodução / Google Shopping)

“Os preços nos atacarejos são de 10% a 15% menores (do que nos hpermercados). Por isso, o consumidor já estava dando preferência para eles. A ideia era gastar menos para sobrar dinheiro para outros gastos. Agora, com a inflação de volta, ele vai por necessidade mesmo”, destaca o consultor Eugenio Foganholo, diretor da Mixxer.

Para quem não sabe, a grande rede varejista, os Hipermercados Extra fecharam as suas portas em meados de 2021 e 2022.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, ainda no ano de 2021, o Assaí, controlado pela francesa Casino, adquiriu 70 pontos comerciais do Extra Hiper no Brasil, em negociação com o GPA. Parte das lojas Extra virou Pão de Açúcar e outras foram transformadas em Assaí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, o Pão de Açúcar é uma rede de supermercados pertencente ao GPA, fundada na cidade de São Paulo. Hoje é um tipo de “supermercado de vizinhança” instalado geralmente em bairros nobres do país.

O Assaí comprou o Extra Hiper no ano de 2021 (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL O MOTIVO DO GRUPO EXTRA FECHAR AS PORTAS?

Como foi dito anteriormente, o Grupo Extra surpreendeu ao fechar suas portas, e dentre informações apuradas, o motivo se deu principalmente por conta dos reflexos da pandemia do coronavírus nas finanças dos brasileiros.

Na época, um comunicado emitido deu conta de que o negócio foi um entendimento de negócios entre o Grupo Pão de Açúcar e o Assaí.

“Em relação aos colaboradores, o principal direcionamento é o reaproveitamento interno nas demais unidades dos negócios envolvidos na transação, o que inclui a priorização da contratação dos funcionários do Extra Hiper nas novas unidades do Assaí”, diz a nota.

“Vale ressaltar que, independentemente da marca que venha a se instalar nas mais de 100 unidades do Extra Hiper que encerram suas atividades até o fim do ano, seja Assaí, seja Pão de Açúcar ou Mercado Extra, está prevista a geração de empregos”, completa.

Já o Carrefour segue disputando com o Assaí e o Atacadão por exemplo, sendo uma das grandes varejistas atacadistas e com a lembrança de Hipermercados, como já foi um dia o Extra.

Extra Hipermercado (Foto: Reprodução / Google Shopping)

CARREFOUR É A MAIOR REDE VAREJISTA DO BRASIL?

De acordo com informações divulgadas pela Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022.

Atualmente, o Grupo atua em 33 países com mais de 10.860 lojas, incluindo hipermercados, supermercados, lojas de conveniência e atacadistas, com um volume de 13 milhões de pessoas todos os dias passando por seus estabelecimentos.

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile