FIM!
Fechamento de 7 fábricas, demissão em massa e adeus: O fim de serviço aclamado da Heineken em país após anos
02/05/2024 às 9h00
Heineken encerrou fábricas após anos em país e demitiu mais de 1 mil funcionários
A Heineken tornou-se uma das maiores empresas de bebidas do mundo. Desde 1984, a marca de cerveja é uma das primeiras opções dos brasileiros.
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Porém, mesmo com o sucesso entre inúmeros cidadãos, a marca optou por dar o fim em um serviço aclamado em país após anos.
A decisão ocorreu no ano de 2022. Nesta quinta-feira, 22, iremos recordar os detalhes sobre o fim do serviço.
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No ano de 2022, a Heineken decidiu encerrar as sua produção na Rússia após a guerra com a Ucrânia.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a empresa também fechou sete fábricas no país.
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DEMISSÕES
As fábricas da marca de cerveja possuíam cerca de 1,8 mil trabalhadores, que após o fechamento foram demitidos.
A Heineken vendeu as sete fábricas no país por 1 euro, na época, a cotação estava um pouco acima de R$ 5.
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A marca de cerveja revelou que teve prejuízo de 330 milhões de euros, cerca de R$ 1,58 bilhões, com a venda.
Dolf van den Brink, presidente da marca, reforçou que a empresa demorou para sair do país em meio a guerra.
“Demorou muito mais do que esperávamos. [Mas] esta transação garante o sustento dos nossos funcionários e permite-nos deixar o país de forma responsável”, disse Dolf van den Brink.
Por conta da guerra, outras marcas também deixaram o país, como o McDonald’s e a Coca-Cola.
Em comunicado, a marca de cervejas também reforçou que estavam desconfortáveis com o governo.
“Em primeiro lugar, não acreditamos que o estado russo ou as pessoas mais próximas dele tenham em mente os melhores interesses do nosso povo.Em segundo lugar, estávamos desconfortáveis com o fato de que o governo poderia se beneficiar da apropriação forçada de grandes ativos empresariais”, finalizou a empresa.
Quem é o dono da Heineken no Brasil?
O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]