Rival da Renner passou por uma crise financeira terrível a ponto de pedir proteção contra falência; no Brasil, a marca desapareceu
Uma empresa de roupas que explodiu no Brasil e rivalizou com a Renner e outras marcas pediu proteção contra falência. A varejista enfrentou uma série de problemas relacionados à forma de vender e também lidou com polêmicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ainda existir, a marca pediu proteção contra a falência perante a Justiça dos Estados Unidos. No Brasil, onde se tornou gigante, quase todas as lojas fecharam.
A Forever 21 fechou 178 lojas nos Estados Unidos, em 2019. No mesmo período, fechou a maioria das lojas que abriu no Brasil. A rede de varejo tinha 817 lojas no mundo inteiro e se tornou referência no segmento de fast fashion.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com problemas financeiros, a marca identificou pelo menos 4 razões que levaram à sua queda. De acordo com o g1, o fast fashion saiu de moda no mundo entre os jovens.
Atualmente, o jovens preferem comprar roupas sem visitar o varejo, tendo como referência a Shein. O auge das lojas online pegou todo o setor de surpresa nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As lojas desnecessariamente grandes nos shoppings também levaram à crise da Forever 21 nos Estados Unidos, de acordo com Mark A. Cohen, diretor de Estudos de Varejo da Columbia University (EUA).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
A rejeição à moda rápida também é um dos fatores que levaram ao pedido de falência. Isso significa que as roupas são oferecidas a um preço relativamente baixo e são usadas apenas algumas vezes antes de serem descartadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, as polêmicas. Em 2019, a cantora Ariana Grande processou a varejista após acusá-la de ter usado uma modelo que se parece muito com ela nos anúncios da loja.
Outras empresas também moveram processos judiciais contra a Forever 21 por supostamente ter utilizado imagens sem permissão em suas publicidades.
LIQUIDAÇÃO
No Brasil, perto de fechar, a rival da Renner anunciou nas redes sociais uma liquidação com tudo pela metade do preço.
A liquidação, segundo a marca, valeu para as unidades de:
- Bourbon (SP)
- Guarulhos (SP)
- Outlet Catarina (SP)
- Catuai (PR)
- Recife (PE)
AINDA EXISTE FOREVER 21 NO BRASIL?
A Forever 21 fechou todas as lojas restantes do Brasil em julho de 2022.