Sindicatos fazem protestos contra fechamento em massa de unidades do Bradesco e Itaú de Minas Gerais em 2024
No Brasil, há diversas opções de instituições financeiras para que os correntistas façam suas transações e aproveitem os serviços disponíveis. Alguns bancos, como Bradesco e Itaú são destaques no segmento.
Com mais de 75 anos em funcionamento, as instituições financeiras tornaram-se destaque por conta dos serviços, preços vantajosos e até benefícios para seus correntistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Bradesco e o Itaú também são responsáveis por garantir o emprego de milhares de cidadãos, fato importante para a economia brasileira.
Porém, de vez em quando, as instituições financeiras precisam tomar decisões difíceis e acabam encerrando as atividades de suas agências bancárias.
Por conta do encerramento das agências, os funcionários podem ser demitidos ou realocados para outras unidades. E no dia 03 de julho deste ano, o Sindicato realizou manifestações contra as demissões e o fechamento de agências do Bradesco e Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Bancários BH, os atos ocorreram em Betim, em Minas Gerais, em frente às agências Centro (1463) do Bradesco e Praça Tiradentes (6505) do Itaú.
O fechamento de agências bancárias virou comum entre as principais instituições financeiras, fato que tem gerado revolta nos Sindicatos, segundo o portal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção: Bradesco emite comunicado crucial e chega com 3 alertas severos a clientes
● Comunicado oficial do Bradesco a todos que têm conta-poupança traz 4 alertas emergenciais em novembro
● “Será encerrada em novembro”: Bradesco acaba de confirmar fechamento de agência popular e convoca substituto
Além das possíveis demissões, o fechamento das instituições financeiras podem sobrecarregar as unidades que permanecem abertas e fazer com que o correntista enfrente diversas filas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FECHAMENTOS
No ano de 2024, o Bradesco fechou 8 agências em Belo Horizonte e região, enquanto o Itaú encerrou 12 até o mês de julho.
O encerramento das agências ocorre em meio aos altos lucros da empresa. O Bradesco lucrou R$16 bilhões, em 2023, e o Itaú chegou à marca de R$ 35 bilhões.
“As tecnologias não justificam a falta de atendimento, a sobrecarga de trabalho e o adoecimento. Nos bairros mais afastados, por exemplo, presenciamos filas enormes, às vezes para fora da unidade, agências com poucas pessoas para realizar atendimento, sem contar a pressão velada de vendas e cumprimento de metas”, destacou Giovanni Alexandrino, funcionário do Bradesco e diretor do Sindicato.
“É inaceitável que o setor financeiro, um dos que mais lucram no nosso país, trate com tanto descaso seus trabalhadores e clientes. Queremos a manutenção da qualidade dos serviços e o fim do adoecimento de bancárias e bancários. Nossa mobilização para exigir respeito é permanente”, completou Valdenia Ferreira, funcionária do Itaú e diretora do Sindicato.
MOTIVOS
No ano passado, o portal O Globo realizou uma reflexão sobre os fechamentos das instituições bancárias.
A acelerada digitalização do setor bancário e o avanço da tecnologia pode ser apontado como um dos possíveis motivos dos fechamentos em massa.
Isso porque, o correntista pode utilizar todos os serviços bancários através do seu celular e sem sair de casa.
Além disso, os agências também analisam o corte de gastos e acabam fechando as operações físicas, de acordo com o portal O Globo.
Porém, mesmo com avanço da tecnologia e a preferência para o serviço online, as instituições financeiras procuram inovar seus negócios.
Com 98% das transações digitais, o Bradesco está transformando parte das agências em unidades de negócios, além do Expresso, uma rede de pequenos correspondentes bancários com mais de 40 mil pontos que funcionam em horário ampliado.
Já o Itaú diz que a ideia é que as agências tenham um novo formato, “numa configuração mais moderna e acolhedora”, voltada, por exemplo, para aconselhamento sobre investimentos e planejamento financeiro.
QUAL É O TELEFONE DO BRADESCO?
Como havíamos mencionado, o Bradesco tornou-se uma das maiores instituições financeiras e mais populares do país.
Mas, aqueles que aproveitam as vantagens da instituição podem não saber qual é o número da central, seja para fazer uma consulta ou resolver algum problema.
O site oficial do banco afirma que o número para o atendimento ao cliente é 4002-0022.