TENSO

Demissões, venda à rival e fechamento de fábrica: O fim de gigante dos cafés no Brasil, rival do Pilão

09/08/2024 às 12h32

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Marca pilão / Café - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o triste fim de gigante dos cafés no Brasil, rival do Pilão, com demissões e venda a rival

Não há dúvidas de que café é uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros e a Pilão, por exemplo, é uma empresa tradicional e respeita no setor. É uma das marcas que mais vendem nos mercados do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, hoje não vamos falar sobre o poder da gigante e sim sobre o fim de uma famosa rival. Essa também gigante fabricante de café teve que encerrar suas operações em fábrica após ser vendida.

Conforme informações do site Baguete, a empresa Café Damasco, até então muito tradicional no sul do país, teve que encerrar suas operações no dia 3 de dezembro de 2010, após ser vendida para a americana Sara Lee.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa tinha mais de 5 décadas no mercado. Ela foi fundada em 2 de janeiro de 1960 pelas famílias curitibanas e tinha a tradição em sua produção. Nos tempos de ouro, a empresa chegou a comprar outas gigantes.

Como, por exemplo, nas décadas de 1980 e 1990, onde a grandiosa adquiriu as marcas Café Copacabana, Bom Taí, Maracanã, Negresco, Pacheco. Entre 2003 e 2004, o Café América e o Café Palheta foram incorporados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ter sido uma gigante, a rival da Pilão conheceu seu fim em 2010. Numa negociação de US$ 100 milhões (R$ 500 milhões na cotação atual), a marca Café Damasco acabou sendo vendida para a Sara Lee. Tudo que pertencia à marca foi para a gigante americana.

Fábrica da Café Damasco que foi vendida (Foto: Divulgação)
Fábrica da Café Damasco que foi vendida (Foto: Divulgação)
Produtos da Café Damasco (Foto: Divulgação)
Produtos da Café Damasco (Foto: Divulgação)

Quem é a dona da marca Pilão?

Muito famosa no Brasil, a Pilão pertence à holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE), ela controla outras marcas como Caboclo e Café Pelé. Uma vez que o brasileiro é muito apaixonado por café, a marca acaba sendo uma das mais preferidas. Essas informações podem ser achadas no site da empresa.

Quais são os efeitos do café na saúde?

O tradicional cafezinho é associado a efeitos benéficos para a saúde, sobretudo do coração e atuação contra doenças degenerativas. O excesso, como para todos os alimentos, é prejudicial. E, no caso do café o limite pode ser de uma até quatro xícaras por dia, de acordo com a pessoa.

“Estudos já demonstraram que o café é capaz de proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson”, apontou a médica Cíntia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

à beira da falência

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.