As empresas queridinhas dos brasileiros se despediram dos shoppings em massa
Os grandes shoppings, sem dúvida alguma, são os melhores locais para se encontrar marcas consagradas do varejo. Todavia, infelizmente, muitas dessas redes amadas pelo grande público já acabaram se despedindo dos centros comerciais ao longo de 2023.
Vale dizer que, o adeus dessas empresas se deu por diversos motivos, que vão desde falências até mesmo ordens de despejo que culminaram na saída inesperada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta matéria, o TV FOCO reuniu 7 das marcas que mais fecharam lojas em shoppings durante o último ano. Então, respire fundo e prepare-se, pois muitos nomes da lista prometem deixar você em choque.
Maybelline
A primeira delas se trata de uma grande rival da Natura e queridinha dos cosméticos, a Maybelline, que é reconhecida como a marcara número 1 de maquiagem do mundo. Segundo informações expostas em um vídeo de Daniel Cacarretto, a empresa teve 14 lojas fechadas nos shoppings no ano de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não há muitos detalhes do motivo para a marca ter realizado os fechamentos, todavia, segundo o portal CBN, ex-franqueados acionaram a L’Oréal na Justiça, detentora da marca desde 1996, depois de se sentirem lesados por investir em quiosques da Maybelline. Acontece que uma sucessão de problemas fez o negócio se degringolar ao longo de 4 anos, desde 2013.
Em 2023, um grupo de 25 ex-franqueados também lidou com as mesmas dificuldades envolvendo a empresa, o que acabou resultando em fechamentos de mais de 100 quiosques da Maybelline/L’Oréal, no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de R$ 184M e portas fechadas: Rede de supermercado, rival do Carrefour, e a falência declarada
● Intervenção do Banco Central e calote de R$ 1,3BI: A falência de gigante n°1, rival do Santander
● Donas de casa sem chão: Fim de gigante nº1 dos eletrodomésticos após venda para a Electrolux gera tristeza
Polishop
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda rede da lista se trata da Polishop. Infelizmente, a queridinha dos shoppings vive uma situação dramática, segundo o portal Valor Econômico. O ‘R7’ destacou que, como uma tentativa de reestruturação, a empresa decidiu reduzir o número de lojas físicas abertas, caindo de 280 para apenas 122, resultando em uma redução de 158 unidades.
Vale dizer que, no ano de 2023, os shoppings de empresas como Multiplan, Iguatemi, Ancar, Saphyr e Aliansce Sonae BR Malls entraram com ações de despejo e execuções de títulos judiciais contra a rede, devido atrasos no pagamento de aluguéis.
Segundo o portal Valor, ficou constatado que, entre a última parte de 2022 e julho de 2023, existiam 30 processos em andamento de shoppings contra a Polishop/ Polimport (nome da empresa).
Saraiva
Outra varejista icônica dos shoppings, cuja notícia de falência foi um verdadeiro “chute no estômago” dos amantes de livros, música e cultura geek em geral, se trata da Livraria Saraiva.
Segundo o portal Metrópoles, a empresa protocolou de vez o seu pedido de falência por meio da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca da Capital do Estado de São Paulo, em outubro de 2023. Vale dizer que, a empresa já lidava com um processo de recuperação judicial desde 2018.
Diante da dramática situação e adeus confirmado, a queridinha dos shoppings passou a cair no esquecimento pouco a pouco.
OUTRAS LOJAS QUE FECHARAM EM MASSA
Além dessas 3 gigantes empresas, outras redes também fecharam muitas lojas no país. A Pitikas, por exemplo, é uma empresa voltada para a moda geek, com a venda de camisetas e objetos das principais séries, filmes e animes e teve uma média de 15 lojas fechadas em 2023
Já a Imaginarium, maior loja de variedade de presentes, teve 18 lojas fechadas. A quinta empresa que se despediu em massa dos shoppings se trata da Mr. Cat, marca tradicional quando falamos em sapatos e artigos de couro com um total de 10 lojas fechadas em 2023.
Por sua vez, a Tok&Stok, uma das principais lojas quando o assunto são móveis, acessórios e itens de decoração, teve 11 lojas fechadas apenas no ano de 2023.
Quais são as maiores varejistas do Brasil?
Segundo o portal ‘Forbes’, essas são as principais empresas do varejo no Brasil:
- Grupo Carrefour Brasil;
- Assaí Atacadista;
- Magazine Luiza;
- Via Varejos;
- Americanas;
- RaiaDrogasil;
- Grupo Boticário;
- Natura&CO;
- Grupo Mateus;
- Grupo Pão de Açúcar.