Adeus

Fechamento e demissões: O encerramento de serviço crucial da Magazine Luiza e comunicado oficial da varejista

24/07/2024 às 7h01

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
O fechamento de serviço da Magazine Luiza, que resultou em demissões (Reprodução: Montagem TV Foco)

Magazine Luiza emitiu um comunicado oficial em que garantiu o fechamento de 2 unidades gigantes, o que gerou diversas demissões. O anúncio surpreendeu a todos, já que envolvia muitas pessoas

A Magazine Luiza é uma das principais varejistas do Brasil, mas surpreendeu a todos em 2023, quando realizou o fechamento de um serviço crucial. Certamente essa decisão custou o emprego de algumas pessoas e a empresa emitiu um comunicado oficial explicando a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos as empresas precisam tomar duras medidas pensando no futuro da marca, principalmente em seu faturamento. Acontece que muitas vezes elas precisam fechar algumas unidades que não estão dando o retorno esperado, para focar em outras mais essenciais.

De acordo com o portal ‘Valor’, no dia 15 de agosto de 2023, através de uma conferência, a Magazine Luiza revelou que fechou dois centros de distribuição. O primeiro foi entre os meses de março e abril, na região Sul do país e o segundo entre junho e julho, no Nordeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o site, o diretor financeiro e de relações com investidores, Roberto Belissimo, foi quem passou as informações e comentou que a medida se deu por conta de ajustes na capacidade da empresa. “O grupo fez ajustes na sua capacidade na equipe corporativa”, disse ele, mas sem revelar o número de demissões.

Além disso, a Magazine Luiza também fechou algumas centrais de armazenagem, que servem como pontos de passagem de produtos e distribuição rápida. Porém, não revelaram quantas unidades deste modelo fecharam as portas em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda no ‘Valor’, a empresa destacou que “Renegociou contratos, otimizou os investimentos nas áreas de marketing e logística e prometeu ajustes na capacidade de sua operação. Com isso, as despesas com vendas e administrativas foram diluídas em relação às vendas totais em 0,6 ponto percentual, na comparação com 2022”.

Despesas de R$160 milhões

Segundo o site da Globo, a Magazine Luiza informou que dentre os meses de abril e junho de 2023, registraram um prejuízo de R$160 milhões. Isso por conta das despesas com reestruturação e integração de negócios que ocorreram nestes meses.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, garantiram que as despesas têm natureza não recorrente, ou seja, a tendência é que não se repita para os próximos anos, já que está relacionada ao fechamento dos centros. Já segundo a equipe de analistas do Citi, a varejista apresentou, na época, números abaixo do esperado, muito por conta do cenário macroeconômico.

Quando a Magazine Luiza foi fundada?

A Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do Brasil, surgiu no dia 16 de novembro de 1957, na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Atualmente conta com 40 mil funcionários em suas 1.303 lojas físicas, localizadas em 20 estados do Brasil.

centros de distribuição
Magazine Luiza

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.