ADEUS

“Encerramento”: O fechamento de unidade de rede de supermercado n°1 de Campinas, SP, e o comunicado oficial

17/04/2025 às 23h41

Imagem PreCarregada
Supermercado fechado em Campinas (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fechamento de um comércio sempre causa espanto, principalmente quando se trata de uma grande rede de supermercado

O fechamento de unidade de rede de supermercado n°1 de Campinas, SP, e o comunicado oficial de “Encerramento”, deixou muita gente incrédula.

A partir de informações do portal CBN Campinas e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em regionais, detalha agora qual supermercado fechou as portas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre que no início de 2022, fechamento do Extra Abolição deixou galeria de lojas em situação ruim.

Desse modo, o Extra Abolição, que ficava em Campinas, fechou as portas, deixando as demais lojas que existiam na galeria comercial numa situação complicada.

São diversos estabelecimentos comerciais que funcionavam no local, como lanchonetes, restaurantes, lojas de moda, pet, farmácia, lotérica e outros.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o Extra era o maior responsável pelo grande número de clientes, que circulavam no estabelecimento.

QUAL O MOTIVO DO FECHAMENTO?

Com uma trajetória que se estendeu por três décadas, a rede de supermercados tomou a decisão de encerrar as operações, vendendo uma parte significativa de seus ativos para um grande concorrente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio da desativação da marca Extra pelo Grupo Pão de Açúcar é emblemático, visto que o nome era considerado de presença forte no varejo.

O grupo foi comprado pelo Assaí, que começou com a transição de lojas em todo o Brasil. Em Campinas, por exemplo, o tradicional ponto fechou as portas.

No caso do Extra Abolição, o hipermercado fechou e o Assaí foi instalado no local em 2023.

Assaí Campinas Abolição (Foto: Reprodução / Google Maps)
Assaí Campinas Abolição (Foto: Reprodução / Google Maps)

SUBSTITUTO JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO?

A situação, deixou os demais lojistas da galeria preocupados, visto que a movimentação caiu, em média, 50% desde que o hipermercado encerrou suas atividades.

Porém, em comunicado oficial na época, o Grupo Pão de Açúcar, informou que independentemente do “encerramento” das atividades do Extra Hiper, sempre prezou e continuará prezando pelo relacionamento com seus parceiros lojistas.

Desse modo, o alerta serviu para minimizar os impactos das conversões às operações desses parceiros.

O grupo destaca que durante o período de transição com o Assaí, as negociações foram feitas pela GPA, individualmente com cada lojista.

Portanto, após um período turbulento de adaptação, atualmente os lojistas estão satisfeitos com o Assaí Campinas Abolição que está funcionando a todo vapor.

Fechamento do Extra Abolição em 2022 (Foto: Reprodução / Henrique Bueno / CBN)
Fechamento do Extra Abolição em 2022 (Foto: Reprodução / Henrique Bueno / CBN)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Anúncio do Grupo Pão de Açúcar sinalizou o fim de uma era com o desaparecimento da marca Extra Hiper, uma rede de hipermercados com uma presença significativa no país.
  • O Extra Hiper tinha uma presença considerável no mercado e em Campinas, por exemplo, se consolidou na rede varejista.
  • Porém, desde 2023 o Assaí se instalou no local e segue sendo competitivo em sua área de atuação.
Assaí e Pão de Açúcar (Foto: Divulgação)
Assaí e Pão de Açúcar (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

AFINAL, QUAL A HISTÓRIA DO SUPERMERCADO EXTRA?

  • Primeiramente, o Extra surgiu em 1989 e sua primeira unidade foi na cidade de Campo Grande.
  • Desse modo, o supermercado inicialmente, chegou para substituir o Jumbo e o Jumbo Eletro, que eram da matriz brasileira do grupo na época.
  • Porém, em 2021, as suas unidades de hipermercados foram vendidas ao Assaí Atacadista, por mais de R$5 bilhões.
  • Ocorre que ainda existem unidades menores espalhadas pelo Brasil, como no Rio de Janeiro e outros estados.
Não existe mais Extra Hiper no Brasil (Reprodução: Divulgação)
Não existe mais Extra Hiper no Brasil (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

“Desse modo, veja matéria completa sobre rede de supermercado, rival do Carrefour, fecha 3 unidades em Campinas, SP, e devasta clientes”.

Assaí Atacadista
Campinas
extra
Grupo Pão de Açúcar
supermercado

Autor(a):

Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.