A agência cravou a retirada de marcas famosas dos mercados devido à contaminação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o órgão regulador que atua sobre a qualidade e segurança dos produtos comercializados no Brasil. E hoje, vamos falar do decreto da autarquia sobre 3 marcas famosas de macarrão, feijão e carne, que foram retiradas dos mercados devido a alto risco à saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visando promover a segurança dos brasileiros quanto a higiene de produtos e serviços, a Anvisa determinou a retirada de 3 marcas muito famosas no Brasil. E para começar, falaremos sobre a proibição da comercialização, distribuição e o uso das massas alimentícias da Keishi, fabricadas pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão em 2022.
Segundo o portal ‘Gov.br’, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ordenou que a empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão (nome fantasia Keish) recolhesse os produtos onde foi constatado propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O etilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática quando ingerido, podendo levar à morte. Segundo o portal oficial do governo, não há autorização para o uso dessa substância em nenhum tipo de alimento.
Além do macarrão, segundo a fonte, o Mapa determinou o recolhimento nacional de 4 lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes. Os lotes afetados foram: 51 do feijão cores e 06 do feijão-preto, ambos da marca Da Mamãe; e os lotes 030423 e 080323 do feijão-preto da marca Sanes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos apresentam um alto percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%, índice que representa um risco à saúde dos consumidores. A medida se deu em 2023, e cumpre o artigo 29-A do Decreto 6.268/2007 que crava ao Mapa divulgar alerta de risco ao consumidor sobre as informações referentes ao recolhimento.
Qual marca de carne foi proibida pela Anvisa?
Por fim, a última marca retirada de circulação pela Anvisa, foi em março de 2022, quando o órgão barrou a comercialização, distribuição e o uso do lote 27/01/2022 do produto Carne Resfriada de Bovino Sem Osso – Filé Mignon 3/4. Segundo o portal ‘Vigilância Sanitária de SC’, o recolhimento iniciou-se voluntariamente pela empresa, devido à contaminação por Salmonella spp.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A detecção se deu por análise laboratorial feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no seu Serviço de Inspeção Federal (SIF). A Salmonella spp pode causar infecções e traz sintomas como vômito, dores abdominais, febre e diarreia e em casos mais graves pode levar até mesmo a morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação hoje
Vale destacar que as proibições citas neste texto se tratam apenas dos referidos lotes. Dessa forma, todas as empresas recolheram os produtos contaminados e se regularizaram, assim, continuando em plena atividade, buscando sempre trazer o melhor para o consumidor.