CONFIRA
Feijão mofado, macarrão contaminado e +1: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares às pressas
23/03/2024 às 9h35
Órgão determina a retirada de 3 marcas populares às pressas dos mercados
Sem sombra de dúvidas, a Anvisa é um dos principais órgãos do Governo Federal. A autarquia visa a proteção da saúde bem como o bem-estar do consumidor brasileiro. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre o decreto de retirada às pressas de 3 produtos populares dos mercados devido marcas de feijão mofado, macarrão contaminado e mais uma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para começar, vamos falar sobre as marcas de feijão que apresentava grãos mofados. Em maio de 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), determinou a retirada às pressas dos mercados de quatro lotes de feijão das marcas ‘Da Mamãe’, e ‘Sanes’. Isso por apresentarem riscos a saúde e em cumprimento das normas estabelecidas pela Anvisa.
Os lotes afetados foram: lote 51 do feijão cores e lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe. Além dos lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes. O MAPA afirmou que os produtos apresentam um percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%. Assim, o que indica má qualidade e representa risco à saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, em setembro de 2022, segundo o portal ‘Agência Brasil’, a Anvisa determinou a proibição de comercialização, e uso das massas da marca Keishi, da BBBR Indústria e Comércio de Macarrão. Isso porque após inspeções, determinaram a presença de propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.
Substância essa que foi encontrada em petiscos para cães e causou a intoxicação e morte e mais de 40 animais no país na época. Dessa forma, foi informado pela agência: “A Anvisa realizou inspeção na BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda. e verificou que essa empresa adquiriu e usou o insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma marca de sal também foi proibida
Em março de 2023, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa publicou a proibição e decretou o recolhimento do Sal Refinado Iodado, da marca Cristal Branco. A medida foi motivada devido ao resultado da análise feita pelo Laboratório Oficial Adolfo Lutz, com resultado insatisfatório para o teor de iodo. (Abaixo do limite mínimo estabelecido).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 4 chocolates de marca n°1 e decreta retirada do Carrefour, Assaí e +
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Risco fatal: Eduardo Oinegue para Jornal da Band com proibição da ANVISA contra doce n°1
Vale destacar que as proibições foram apenas sobre os lotes mencionados nesta matéria. Dessa forma, após a resolução dos problemas, as marcas seguem em atuação no mercado alimentício em conformidades com as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
Qual o papel da Anvisa?
A Anvisa, tem por finalidade promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]