O próximo feriado nacional será somente no Natal, mas, antes disso, alguns municípios também terão folgas aos habitantes
Antes de terminar o ano, existe mais um feriado marcado para alguns dos moradores do estado de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas. Desta vez, a data é municipal, antecipando as comemorações da virada para 2025.
O último feriado nacional caiu em 20 de novembro, marcado pelo Dia da Consciência. No entanto, a data teve consideração inteiramente no Brasil somente este ano, após o presidente Lula assinar um decreto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes disso, somente em 6 estados aderiam. Para quem não acompanhou, o Chefe de Estado promoveu uma coletiva para ressaltar a importância do feriado para a história e desenvolvimento do país.
Segundo o Jornal Brasil de Fato, o presidente destacou que a alteração faz parte da luta contra o racismo estrutural. “O que fizemos é o pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu no país desde que foi descoberto. Nós queremos apenas recompor aquilo que é uma realidade de uma sociedade democrática”, destacou o presidente na palestra.
Lula pontuou que um dos compromissos do atual governo é levantar a história e relevância de pessoas que fizeram parte da construção do Brasil. “É como a Faixa de Gaza, vocês estão vendo aqueles prédios que estão sendo destruídos, levaram décadas para serem construídos, mas um foguete destrói aquilo em 1 segundo. E aqui se destruiu políticas públicas que nós estamos tentando reconstruir”, filosofou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, antes do Natal, acontece a celebração o Dia do Município de Chavantes, no dia 4 de dezembro, completando 102 anos de sua fundação. Para quem não sabe, o nome da cidade vem da nação indígena Xavantes, da família tapuia – os povos que não pertenciam à linguística Tupi-Guarani. Por isso, uma longa lista de trabalhadores deve ganhar folga do serviço como parte da comemoração.
Afinal, quais são os próximos feriados nacionais de 2024?
- Natal, no dia 25 de dezembro;
Já sobre 2025:
- Ano Novo, dia 1º janeiro.
Conclusão
Vale ressaltar que, no ponto facultativo, o expediente se torna opcional da empresa, resguardada pela lei. Já no caso do feriado, a folga ou pagamento extra se tornam obrigatórios.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Contudo, veja outras notícias sobre feriados e direitos dos profissionais CLT no Brasil!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE